Funcionários dos Correios fazem paralisação em sete Estados

Desde as 22h de quarta-feira, funcionários dos Correios estão em greve em sete estados. A paralisação acontece em Pernambuco, Rio de Janeiro, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A decisão por parar os serviços foi tomada após uma assembleia envolvendo 35 sindicatos. Apenas em São Paulo, os Correios possuem 20 mil funcionários. Porém, ainda não há confirmação do número de trabalhadores que irão aderir ao movimento.

Em nota, os Correios afirmam que estão adotando uma série de ações preventivas para garantir a prestação de serviços à população em caso de paralisação parcial dos trabalhadores. A empresa colocará em prática medidas do seu Plano de Continuidade de Negócios para garantir a entrega de cartas e encomendas, e o atendimento em toda rede de agências. Entre as ações, estão a realização de horas extras, mutirões para entrega nos fins de semana, deslocamento de empregados entre as unidades e contratações temporárias.

Os funcionários reivindicam reajuste da inflação, manutenção das cláusulas pré-existentes e ampliação dos direitos. A categoria avaliou a proposta dos Correios, mas a rejeitou por unanimidade. Eles argumentam que a oferta de reajuste salarial não repõe as perdas com a inflação, além de não atender diversas outras reivindicações.

Não há previsão para o fim da paralisação.