Forte explosão deixa mortos em edifício no centro de cidade argentina

Uma forte explosão deixou pelo menos cinco mortos e 30 feridos nesta terça-feira (6) em um edifício do centro da cidade argentina de Rosario, 300 km ao norte de Buenos Aires, segundo a imprensa argentina.

O ministro da Saúde da província de Santa Fé, Miguel Ángel Cappiello, confirmou o novo número de mortos e disse que os feridos estão sendo atendidos em quatro hospitais da cidade.

Os investigadores que trabalham no local analisam se a origem da explosão aconteceu no sistema de calefação do prédio ou devido a um vazamento de gás.

O incidente aconteceu às 9h30 e foi aparentemente provocado pela explosão de uma caldeira do edifício. “A onda expansiva foi tremenda”, afirmou ao canal C5N Juan Carlos, funcionário do edifício.

Explosão deixou dois mortos em prédio em Rosário, na Argentina (Foto: Alfredo Gomez/AP)Explosão deixou dois mortos em prédio em Rosário, na Argentina (Foto: Alfredo Gomez/AP)

O prédio de 10 andares registra um incêndio e o trânsito no centro de Rosario está totalmente engarrafado. A área da explosão tem várias escolas e o fornecimento de energia elétrica e de gás foi cortado.

“Há pessoas feridas no lugar da explosão, mas também há vários feridos entre pessoas que passavam pela rua. Além disso, há escombros e cacos de vidro em várias quadras ao redor”, disse um porta-voz do Serviço de Emergências da cidade.

A explosão derrubou parte do edifício e provocou um pequeno incêndio no térreo e no primeiro andar, que os bombeiros tentavam apagar.

Os bombeiros ordenaram a retirada de pessoas em um raio de 500 metros em torno do edifício por causa do risco de uma nova explosão

Rosario é a terceira cidade de maior população da Argentina, com 1,1 milhão de habitantes.

Fumaça de explosão em prédio é vista na cidade de Rosário, na Argentina (Foto: Andres Ponte/AP)Fumaça de explosão em prédio é vista na cidade de Rosário, na Argentina (Foto: Andres Ponte/AP)