Fluminense leva gol no fim e é derrotado pelo Emelec

O Fluminense esteve muito perto de conseguir um bom resultado no Equador, mas não aguentou a pressão. Um pênalti marcado no final do jogo estragou com a vantagem do time carioca e decretou a vitória do Emelec por 2 a 1, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O resultado dá a vantagem do empate para o time equatoriano no jogo de volta, enquanto a equipe tricolor terá que buscar uma vitória simples em casa para avançar. Olimpia e Tigre disputam para ver quem enfrentará Fluminense ou Emelec nas quartas.

O primeiro tempo foi agitado em Guayaquil, e o Fluminense correu risco de sofrer um gol logo no começo: aos 2min, Mondaini pegou uma sobra dentro da área, aplicou um belo corte e chutou com força e precisão, mas acertou a trave. O Fluminense só foi se achar em campo e equilibrar a partida depois de dez minutos de jogo.

A primeira chance de gol do tricolor carioca veio aos 23min, quando Rhayner fez bonito lance, mas acabou parado com falta perto da área. Wagner foi para a cobrança, Dreer espalmou e mandou a bola na trave. Porém, quando o Fluminense parecia melhor, aconteceu o gol do Emelec de forma acidental: após cruzamento da direita, Leandro Euzébio tentou afastar, mas chutou a bola para dentro do próprio gol.

Apesar disso, o time carioca não se abalou e continuou com boa presença no ataque. Wellington Nem perdeu boa chance aos 42min, mas logo depois veio o empate: pela esquerda, Carlinhos rolou a bola para Wagner, que chutou cruzado e marcou um golaço. Confirmando o primeiro tempo cheio de emoções, o Emelec ainda esteve perto de marcar de novo duas vezes, mas os times foram para o intervalo com 1 a 1 no placar.

A intensidade do primeiro tempo fez os times cansarem e por isso o segundo tempo começou morno. Tanto Emelec quanto Fluminense preferiram tocar a bola e não conseguiram entrar nas áreas adversárias durante os quinze minutos iniciais. A solução foi chutar de longe, como fez De Jesús aos 18min, mas Cavalieri fez difícil defesa.

Depois disso, o Fluminense passou a ficar mais satisfeito com o empate e se armou apenas para encaixar contra-ataques. O time equatoriano naturalmente ficou com mais posse de bola, mas criou pouco. A melhor chance foi criada aos 37min, quando Gaibor lançou Mondaini pela esquerda. Ele ficou de frente para Cavalieri, que fez outra defesa para salvar o Fluminense.

Mas a pressão aumentou a ponto de ficar insustentável e, aos 40min do 2º tempo, o juiz marcou um pênalti polêmico para o Emelec, em disputa entre Mondaini e Carlinhos. Gaibor foi para a cobrança e decretou a festa da torcida local.