Flores dos ipês anunciam que a primavera está chegando

O espetáculo da florada dos ipês, que acontece entre os meses de julho, está chegando ao fim e anuncia que a primavera, justamente a estação das flores, está se aproximando (ela começa no próximo dia 23). Dentre as mais sortidas espécies, o ipê branco é o mensageiro desta época que se aproxima, pois é o último a mostrar suas flores.

 

A florada dos ipês está diretamente relacionada à intensidade do inverno. Quanto mais frio e seco for o ano, mais flores as árvores produzirão, e o espetáculo será ainda mais exuberante.

 

Ao contrário do que muitos pensam, o espetáculo dos ipês é mais intenso no inverno.

 

A primeira espécie de ipê a florescer é o ipê roxo (visualmente rosa). As flores deste tipo de árvore começam a aparecer já no mês de junho. As flores amarelas são mais intensas a partir do fim de junho, enquanto que os ipês brancos, normalmente ficam mais carregados no fim do inverno, e continuam primavera adentro, até o mês de outubro. 

 

Casca: cura do câncer

 

Não é só a beleza de suas flores que desperta a admiração das pessoas. Algumas espécies de ipês têm uso medicinal, e elas são usadas para tratar desde pequenas dores no estômago a até mesmo câncer. No passado, houve uma corrida pela casca da árvore nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, o motivo: a cura do câncer.