Flamengo levará crianças pela primeira vez ao Maracanã em parceria com a Defensoria Pública

Dando continuidade à parceria com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, o Flamengo levará 22 meninas e meninos que vivem em situação de vulnerabilidade social pela primeira vez ao Maracanã. A ação acontecerá neste sábado, contra o Atlético-MG às 20h30, pela 32ª rodada do Brasileirãoem comemoração ao Dia das Crianças.

 Pênalti de Léo Pereira? Regra esclarece lance polêmico da decisão

As crianças que participam da ação fazem parte do Projeto Cultural Menino Benjamin Filho, dedicado à formação cultural de jovens que vivam em situações vulneráveis na região central da cidade. Luna Magalhães, professora voluntária de poesia e responsável por atividades culturais no Projeto, acredita que o esporte, assim como a arte, é uma potencial ferramenta de humanização e inclusão social.

– Quando falamos de Flamengo, os olhos das crianças brilham. Quantos jogadores do time já saíram da extrema vulnerabilidade e hoje estão vivendo de futebol? Eles são os ídolos dessas crianças. Ainda que estejam nas ruas, nas calçadas, nas ocupações, elas nunca vão esquecer esse dia – ressalta a professora.

A ação social deste sábado é parte da iniciativa “Nação no Maraca”, projeto permanente da Responsabilidade Social do Flamengo, que distribui ingressos de jogos do clube para grupos socialmente vulneráveis, escolas públicas e projetos sociais. Esta é a terceira vez que a Defensoria do Rio e o clube realizam atividades em parceria

– A inclusão social é uma das principais linhas de trabalho da política de responsabilidade social do Clube e a parceria com a DPRJ reforça nosso objetivo de busca por uma sociedade com menos desigualdades e maior participação social de grupos vulnerabilizados, gerando visibilidade e, consequentemente, quebrando paradigmas de preconceitos – argumenta a diretora de Responsabilidade Social do Flamengo, Angela Machado.

Já a defensora pública Cristiane Xavier, titular da 2ª DP do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, explica que a DPRJ tem a preocupação de fomentar a dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade, sendo o lazer um tópico que também precisa ser estimulado.

– A ida ao Maracanã traz um ar de esperança de tempos melhores. É a integração da família não só na dura realidade cotidiana, mas na possibilidade de viver a alegria de ver seu time jogar e ter um momento de lazer, igual a tantas outras crianças, conclui a defensora.

Além das 22 crianças, mais dois jovens que vivem em abrigos da cidade serão levados ao Maracanã. A ação social conta com o apoio do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica), da DPRJ.

FONTE: yahoo! esportes