Fla-Flu à parte: Nenê e Gabigol buscam vencer o clássico em meio à disputa pela artilharia do Brasil

Com 15 gols cada, jogadores estão atrás apenas de Léo Gamalho, atacante do CRB, que chegou ao 16º na última segunda-feira, no ranking de maiores goleadores do país na temporada 2020

O Fla-Flu desta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília) no Maracanã, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, será também cercado por uma disputa pessoal: com 15 gols cada, Nenê e Gabigol concorrem ao posto de artilheiro do Brasil na temporada. A dupla está atrás apenas de Léo Gamalho, atacante do CRB, que balançou as redes pela 16ª vez neste ano na última segunda-feira, no empate em 1 a 1 com o Cruzeiro, pela Série B.

O meia e o atacante são as maiores esperanças de gols de Fluminense e Flamengo, que estão de olho na parte de cima da tabela. Com 11 pontos, o Tricolor é o oitavo colocado e quer voltar a flertar com a zona de classificação para a Libertadores. Já o Rubro-Negro soma três pontos a mais e está na quinta colocação, empatado com o Vasco, que leva a melhor no saldo de gols (6 a 1).

Nenê: “o vô tá on”

Aos 39 anos, Nenê é uma das maiores esperanças de gol do Fluminense, ainda mais agora com a saída de Evanilson, que foi para o Porto, de Portugal. Veterano com fôlego de menino, o meia será escalado mais próximo do gol contra o Flamengo, como um falso 9. Isso porque Odair optou por sacar Marcos Paulo, que não vem rendendo, e promover a entrada de Fernando Pacheco. O peruano e Wellington Silva jogarão nas pontas, Nenê mais centralizado e Michel Araújo será deslocado para o meio.

Com sete jogos no Campeonato Brasileiro, o camisa 77 já anotou três gols até aqui, precisando de 181 minutos para balançar as redes na competição. Mas a última vez que marcou foi pela Copa do Brasil, há duas semanas, quando fez o 5º hat-trick da carreira, na vitória tricolor por 3 a 0 sobre o Figueirense (relembre no vídeo acima).

– Sobre Nenê, falei varias coisas, mas uma delas é que os chutes dele ainda estão fracos e precisam melhorar muito (risos). Precisa trabalhar muito para acertar mais que três. A gente sempre quer mais. Mas isso, fora a brincadeira, é a coroação de um trabalho – disse o técnico Odair Hellmann na época.

Nenê anda com "a bola toda" em 2020 — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC

Gabigol: “atacante puro”

Gabigol foi o personagem central da vitória sobre o Fortaleza na última rodada. O camisa 9 iniciou a partida no banco por uma “escolha técnica”, como disse Domènec Torrent, mas entrou no intervalo e se tornou o herói ao marcar o gol aos 41 minutos do segundo tempo (veja no vídeo abaixo).

Gol do Flamengo! Gabigol fica de cara para o gol e, livre, chuta para virar partida, aos 41' do 2° tempo

–:–/–:–

Gol do Flamengo! Gabigol fica de cara para o gol e, livre, chuta para virar partida, aos 41′ do 2° tempo

Foi o quarto gol do atacante no Brasileiro – tem média de um a cada 138 minutos jogados. A tendência é de que ele volte a ser titular no Fla-Flu, e, como Bruno Henrique e Pedro Rocha estão fora, Dome tem a chance de escalar o camisa 9 ao lado do ex-tricolor Pedro. Michael e Vitinho também são opções.

– Acho que (Gabigol) pode jogar em duas posições, mas para mim é melhor que jogue como um número 9, mas ele sabe que tem a liberdade para jogar e pode ficar mais aberto quando precisar. Prefiro quando joga mais pelo centro. O gol que marcou contra o Fortaleza foi assim. Atacante puro –disse Dome.

Dome e Gabigol comemoram o gol da vitória sobre o Fortaleza — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Em meio à disputa saudável pela artilharia, Nenê e Gabriel buscam, antes do gol, a vitória. Este será o sexto Fla-Flu de 2020, mas o quarto que os dois ficarão frente a frente. O meia tricolor até aqui disputou todos e marcou um gol, de calcanhar, no primeiro clássico do ano, quando o Fluminense venceu a equipe sub-20 do Flamengo por 1 a 0. Já o atacante rubro-negro esteve em três confrontos e também balançou as redes uma vez. Quem levará a melhor agora?

Fonte: globoesporte