Filiações partidárias têm menor número das últimas duas décadas

O número de filiações de cidadãos a partidos políticos em 2019 é o mais baixo das duas décadas, conforme apontam dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Segundo reportagem do Jornal O Globo, o número de adesões às legendas nos primeiros quatro meses deste ano foi de 44,2 mil e só perde para 1997, quando somente 29,1 mil se filiaram.

Em 2011, por exemplo, foram 108,8 mil novos filiados no mesmo período. No ano de 2015, o número de novas filiações ficou em 93,2 mil. Em 2019, o maior número de adesões registradas até o momento é ao Partido Republicano, antigo PRB. A legenda é ligada à Igreja Universal e em apenas uma campanha, realizada no Amazonas, conseguiu 16,3 mil novos integrantes.

Onda Bolsonaro

Enquanto no ano passado o PSL foi a legenda que mais cresceu filiando 42,2 mil pessoas, 21% do total de todos os demais partidos, em 2019 foram apenas 1,8 mil filiações. O montante considera somente o primeiro quadrimestre do ano.

Presidente do partido, o deputado federal Luciano Bivar informou ao Globo que houve crescimento a partir de abril com 130 mil filiados em apenas um final de semana de agosto. A próxima atualização de dados do TSE sobre filiações deve ocorrer apenas no mês de outubro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

midiamax