Fifa confirma permanência de Curitiba na Copa e quer testes até abril

Após semanas de expectativa, a Fifa confirmou nesta terça-feira que a cidade de Curitiba será uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. O secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, afirmou que a Arena da Baixada está mantida para o Mundial e avisou que a expectativa é de que o estádio receba os primeiros testes entre o fim de março e o começo de abril, para que esteja completamente entregue em 15 de maio.

“Sim, Curitiba será uma das 12 sedes. Demos um prazo e conferimos o que foi feito. Curitiba com certeza apresenta atrasos, mas nas últimas semanas todos vêm trabalhando muito. Graças à equipe do COL e o apoio da Fifa, é um trabalho conjunto com o prefeito, que vem trabalhando, dando o apoio necessário”, afirmou Valcke no resort Costão do Santinho, em Florianópolis, onde será realizado, a partir desta quarta, o seminário técnico da Fifa.

“A data de entrega não vai ser amanhã, será em torno de 15 de maio. Mas é importante entender que vamos trabalhar em Curitiba em instalações temporárias dentro do necessário para ter o estado pronto. Em 15 de maio, o estádio estará pronto. Até o final de março, começo de abril, faremos os primeiros testes”, acrescentou.

Em 21 de janeiro, o dirigente fez visita à Arena da Baixada e deu prazo até esta terça para que a sede demonstrasse avanços significativos, o que ocorreu. “A situação atual do estádio não é do nosso agrado. Não está apenas muito atrasado, foge a qualquer bom cronograma de entrega para o uso na Copa do Mundo”, afirmou Valcke na época.

O diretor de Operações do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, afirmou que o estádio de Curitiba deve passar por testes no próximo mês de abril. Ele voltou a destacar que o tempo para a capital paranaense é extremamente curto. “Como o Jérôme explicou, a cidade permaneceu como sede devido às garantias apresentadas e pelo avanço verificado nas últimas semanas”, afirmou. “Mas reiteramos que o tempo é curto”.