FestinBonito: Sandra de Sá ganha voto popular em rádio e abre Festival com show na Grande Tenda

A Rainha da Música Preta Brasileira, como é conhecida a cantora Sandra de Sá, foi escolhida pela população de Bonito através de voto popular em uma rádio local, para abrir a primeira noite de show do 14º Festival de Inverno de Bonito.
Sandra de Sá se apresenta no dia 31 de julho e vai trazer para o palco da Grande Tenda todo o seu timbre de voz inconfundível e sua Africanidade. O mais recente projeto da artista é o “Baculeju”, que teve início do “cervejal” que fazia esporadicamente com a sua banda, e despretensiosamente eram experimentados vários ritmos e vertentes.
A ideia deu tão certo que Sandra resolveu dividir com os amigos e com seu público esse momento levando para os palcos uma brincadeira gostosa, como um grande caldeirão musical. Nasce assim o “Baculeju da de Sá”, uma roda de groove.
O lançamento foi na Fundição Progresso no Rio e desde então já aconteceram três edições com as participações marcantes de Seu Jorge, Preta Gil, Serjão Lorosa, Buchecha, Alcione, Mc Marcinho, Tony Garrido, Emilio Santiago, Macau, Nelson Sargento entre outros.
Sandra de Sá
A cantora é considerada a rainha da Música Preta Brasileira. Sandra de Sá tem sua Africanidade literalmente na veia. Neta de um Caboverdeano, assimilou o gingado e o ritmo dos seus ancestrais que com certeza muito a inspiraram e como ela mesma costuma dizer, na sua família “quem não é músico, é musical”.
Seu pai era baterista e com a família formava bandas para tocar no carnaval. Ainda criança eles a levavam aos clubes, enquanto eles tocavam ela brincava com os primos e amigos. Mais tarde, o destino da cantora foram os bailes.
Aprendeu sozinha a tocar violão e a partir daí ninguém mais segurou Sandra de Sá. Começou a compor músicas e despertou toda a sua criatividade, traduzida em conscientização social.  Sandra sempre participava de festivais pelo Rio de Janeiro. No último período da faculdade de psicologia conquistou o sucesso como cantora e compositora em 1980 quando participou do festival MPB 80 da Rede Globo. Sua música “Demônio Colorido” ficou entre as dez finalistas.
Sandra acumulou vários prêmios ao longo desses 32 anos de sucesso, traçando também sua carreira internacional. E assim foi traduzida por Nelson Motta: “… Sandra de Sá afina como uma das mais expressivas cantoras brasileiras do nosso tempo”.
O timbre e a potência de sua voz são inconfundíveis, únicos no Brasil. A originalidade e a personalidade trazem na voz a assinatura “Sandra de Sá”.
O CD “AfricaNatividade” (Cheiro de Brasil) concorreu em 2010 ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro. Esse disco com músicas inéditas foi o primeiro produzido pela própria Sandra. Nos arranjos, ela reforça seus laços culturais e musicais entre o Brasil e a África.
Em 2001 já havia participado da edição Rio e em 2006 soltou a voz no Rock in Rio Lisboa. Em 2011, na volta do Rock in Rio ao Brasil, cantou ao lado de Bebel Gilberto, homenageando Cazuza; velhos amigos.
Sandra está como diretora da UBC (União Brasileira de Compositores) no resgate do respeito ao autor. Junto com outros artistas e produtores musicais lutou pela aprovação da “PEC da música” que objetiva a isenção tributária de fonogramas brasileiros. São muitas as idas à Brasília em prol da cultura brasileira.
Luciana Bomfim