Fernandinho Ramos solicita aumento de profissionais na saúde e UTI na microrregião de Jardim

Paulo Abílio

Um dos temas que o presidente do poder legislativo jardinense, vereador Fernandinho Ramos (PSDB), tem abordado em suas solicitações, durante este período de pandemia é o cuidado com a saúde da comunidade, prevenindo assim, situações mais complicadas e até mesmo deslocamentos urgentes para a capital, Campo Grande.

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (12), o parlamentar apresentou indicação ao prefeito Guilherme Monteiro (PSDB) e ao secretário municipal de saúde, Jorge Cafure Junior, estudando a possibilidade de aumentar o número de profissionais que fazem parte da equipe de Vigilância Sanitária, bem como de Epidemiologia, especialmente neste período de pandemia do novo coronavírus.

Justificando seu pedido, Fernandinho Ramos destacou que o número de profissionais que atuam diretamente nestes dois núcleos da Secretaria de Saúde é bastante reduzido, e com casos positivos do Covid-19, em Jardim e Guia Lopes da Laguna, é necessária a contratação de mais pessoas para tais funções. “Com mais profissionais atuando diretamente nesses casos, podemos ter um trabalho distinto e com resultados muito mais eficientes do que já temos testemunhados”, disse.

Ainda na reunião legislativa, o vereador requereu ao Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, com cópias ao Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Rezende, a criação de leitos de UTI na Microrregião de Jardim, assim como foi feito em outras microrregiões do Estado.

“Sabemos que o município de Jardim, bem como de outros que compõem esta microrregião, ou seja, Bela Vista, Bonito, Porto Murtinho, Caracol, e Guia Lopes da Laguna, dependem exclusivamente de vagas em leitos de UTI na capital do Estado – Campo Grande, que também atende outros 33 municípios, segundo divisão feita pelo Plano Estadual de Saúde, nas microrregiões de Aquidauana, Campo Grande, Coxim e Jardim. Em tempo de pandemia do novo Corona vírus (COVID-19), a criação dessa importante logística no Hospital Marechal Rondon, com instalação de equipamentos, recursos humanos e implementação de medidas que visam o enfrentamento da COVID-19, será um passo importantíssimo e de grande valia, para receber possíveis pacientes do COVID-19 de Jardim e outros municípios, a exemplo das microrregiões de Coxim, Aquidauana, Nova Andradina, Naviraí, Ponta Porã e Paranaíba”, justificou Fernandinho Ramos.