Família de Corumbá busca doadores de medula para salvar vida de menino de dois anos

Uma mobilização pela vida de João Pietro Branco Ribeiro, de dois anos, corre por toda a região de Corumbá e Ladário. As buscas da família, são de doadores de sangue e compatibilidade para doação de medula óssea. João foi diagnosticado com um caso raro de leucemia, a monoblástica aguda do tipo M5.

Desde então, a família trava uma luta por mobilizar o maior número de pessoas para doação de sangue. Serão coletados apenas 5 miligramas de sangue, que irão para uma análise de compatibilidade. 

“Precisamos do maior número de doadores possível, pois as chances de encontrarmos um  doador compatível é de apenas 5%, é uma chance pequena, mas, temos fé que encontraremos”, explicou, Tamires Branco, 24 anos, mãe de João Pietro.

Tamires contou que João está em tratamento no Hospital do Câncer Alfredo Abrão, na Capital, onde passa por quimioterapia. “Nossa vida mudou por completo, desde a sexta-feira. Viemos para Campo Grande às pressas, pois os sintomas do João só se agravavam e quando recebemos o resultado, então, foi um choque para todos, porém, agora eu estou mais confiante, mais calma. Já conversei com mães que encontraram doares para seus filhos, já vi que há muitas pessoas mobilizadas com a causa de meu filho, há muitos compartilhamentos por Facebook, onde pedimos que as pessoas compareçam e desde já agradeço, é de coração, pois a vida do meu filho depende da boa vontade das pessoas”, ressaltou a mãe.

A família está empenhada em mobilizar o maior número e pessoas e ressalta, que não é apenas pelo João, mas, sim, pelas demais pessoas que enfrentam a mesma situação e não sabem onde encontrar um doador.

“Já sabemos que mais de mil pessoas se comprometeram a doar, porém, a chance de 5% nos causa certo desconforto. E pedimos para que as pessoas compareçam, pois, se elas não forem compatíveis com o João, podem ser compatíveis com outras pessoas que enfrentam o mesmo problema que nossa família está enfrentando. Temos apenas cerca de 60 mil doadores em nosso Estado, a mobilização do João, com certeza, irá contribuir com essa causa que é a luta de muitas pessoas”, explicou Tamires.

Aqueles que desejam doar, devem comparecer nesta quarta-feira, 14 de agosto, das 07h às 09h da manhã, munidos de RG ou CPF, para um teste de compatibilidade ao João Pietro, que será realizado no Hemonúcleo de Corumbá, que fica na rua Colombo, número 1250.

“A coleta será nesta semana e aguardamos que até a próxima semana, saia o resultado de um doador compatível, é essencial que encontremos essa pessoa o mais rápido possível, meu filho tem apenas dois anos e está em uma grande luta que depende de todos”, concluiu a mãe.

Hemonúcleo

O Hemonúcleo de Corumbá informou que diariamente são realizadas coletas de medula óssea no período da manhã. Para a coleta de medula, não é necessário que a pessoa esteja em jejum, basta apenas que compareça com um documento de identificação com fotografia. 

O Hemonúcleo reforça que não foi comunicado oficialmente da mobilização para doação em prol do menino João, porém, destaca que está preparado para um atendimento em massa.

Para a doação de medula é coletada uma amostra de sangue com 5 a 10 ml para testes. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. 

Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação. (Com informações Diário Online)

 

Ms Record