Fakes infestam Facebook para defender Bernal

Na tentativa de defender o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) das inúmeras denúncias de irregularidades, uma tropa de seus apoiadores infestou a rede social Facebook com perfis falsos utilizados para promover a administração de Bernal em detrimento da imagem de vereadores da oposição. Chamados  de ‘fakes’ (“falso” em inglês), esses usuários utilizam do privilégio de não terem identificação real para ofender, caluniar e, ainda, difamar políticos e imprensa.

Com as redes sociais, o termo fake passou a ser muito utilizado para designar uma conta na internet ou o perfil em uma rede social de alguém que pretende ocultar a verdadeira identidade. Segundo o Boletim de Ocorrência 37/2013, existem dois grupos organizados na criação de fakes em favor de Bernal. “População Acorde” e “Movimento Voluntário-MV” atuam na internet, de acordo com o boletim, “atacando a honra e denegrindo a imagem de personalidades políticas do Estado”.

Pelo que ficou constatado na ocorrência, dez pessoas estão envolvidas nesses grupos a fim de fomentarem as críticas postadas virtualmente na rede social. Conforme as denúncias, participam do “bando para a prática contumaz de delitos contra a honra” a técnica fazendária da Secretaria de Fazenda, Rosangela Napoleão, o assistente de administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luis Felipe Mesquita Granja, a arquiteta e urbanista, Letícia Fernanda Lima Juraski, a pedagoga, Patrícia Arruda da Fonseca, o bombeiro, Thiago Silva Pereira, o policial, Marden Ubirajara Barbosa, o cabeleireiro, Nilson Filho e o comerciante Cláudio Sérgio Guasso.

Os outros dois participantes foram denunciados apenas com os primeiros nomes, Cássio e Guilherme. O primeiro, de acordo com a denúncia seria funcionário do Sebrae e o outro foi relatado como o “mentor intelectual dos grupos”.

 

Informações dão conta de que estes dez seguidores de Bernal estariam por trás dos diversos fakes criados no Facebook para promover a imagem do prefeito e fazer a disseminação de críticas contra os vereadores que fazem oposição na Câmara Municipal. Com o nome de Ricardo Gomes Maciel, o falso perfil possui charges contra o vereador Paulo Siufi (PMDB) e Elizeu Dionízio (PSL), respectivamente, presidente e relator da CPI do Calote que apresentou relatório recheado de denúncias apontando ilegalidades e irregularidades da gestão de Bernal. Outro fake, Raimundo Cariri, além de apresentar o mesmo teor de ataques aos vereadores, postou foto-montagem contra jornalista do site de noticias Midiamax.

Mas a estratégia desses falsos perfis não é apenas divulgar seus ataques em defesa do prefeito. Nota-se que existe um esquema armado para rebater qualquer crítica ao prefeito. Se um usuário da rede social resolve postar algo que seja considerado ofensivo ao prefeito, logo se veem os tais fakes munidos em prol de Bernal.

Pronto para fazer comentários contra vereadores, Odorico Cabra da Peste e Marcella Oliveira são outros perfis sem identificação que estão sempre atacando os vereadores e, estranhamente, defendendo o chefe do Executivo. A reportagem apurou a existência de aproximadamente quinze páginas no Facebook montadas especificamente para disseminar os atos em favor do chefe do Executivo.

O fake Aristides Aristimunha postou contra Elizeu Dionízio o comentário contra seu caráter religioso. “Filho, como uma pessoa que prega a palavra de Deus esta no meio dessas Falcatruas, acho que você não merece o meu respeito”. Já o perfil falso intitulado como Iracema Marques divulgou mensagem contra os peemedebistas, governador André Puccinelli e ex-prefeito, Nelsinho Trad Filho. “As gestões anteriores deixaram os vereadores mal acostumados… a teta secou”, divulgou.

Com charges contra Siufi, o perfil falso Antônio Balbuíno compartilhou a realização de manifestos para ocupação do Legislativo por tempo indeterminado. Também defendendo as ocupações, Armando Pnto (chulapa) postou convocação para protesto hoje na Casa de Leis em defesa da cassação de Elizeu Dionízio.