Facebook anuncia projeto para tornar gratuito acesso a rede social e e-mail

Mark Zuckeberg divulgou em seu perfil no Facebook o site Internet.org, que é um primeiro passo do CEO na tentativa de democratizar o acesso à grande rede. O criador da rede social alinhou-se a outras gigantes da tecnologia, como Ericsson, MediaTek, Opera, Samsung, Nokia e Qualcomm, para tirar o projeto do papel.

“Há nove anos, estamos em uma missão para conectar o mundo. Para conectar as próximas cinco bilhões de pessoas, precisamos resolver um problema maior: a grande maioria das pessoas ainda não têm Internet”, explicou Zuckeberg na publicação.

Levar a rede a até os dois terços da população mundial ainda sem acesso é o grande objetivo do Internet.org. A primeira meta do projeto é diminuir o custo de serviços de Internet nos celulares em todo o mundo. A ideia é criar um novo modelo de negócios que permita acesso a serviços simples, como rede sociais e e-mail, sem que o usuário tenha que pagar por isso.

O site já está no ar e conta com tradução para o português.No entanto, tudo não passa ainda de um esboço, com frases fortes como “ninguém deve ter que escolher entre comida e acesso à Internet” e “Conectar 5 bilhões de pessoas será um grande esforço global que exigirá inovação contínua”.

O CEO da Nokia, Stephen Elop, também se pronunciou sobre a parceria: “O acesso universal à Internet vai ser a próxima grande revolução industrial”. Já Paul Jacobs, executivo da Qualcomm, destacou que a Internet mobile ajudou a transformar a vida de muita gente. Apesar de ainda estar em fase embrionária, o projeto promete dar o que falar.