Explosão em edfício causa destruição em São Conrado

Na manhã desta segunda-feira, 18, um grande estouro foi ouvido pelos motoristas que passavam pela Autoestrada Lagoa-Barra por volta das 5h40.

Uma forte explosão causou a destruição de apartamentos em um prédio da Rua General Olímpio Mourão Filho, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. Como mostrou o Bom Dia Rio, da TV Globo, vários apartamentos foram danificados e pelo menos duas pessoas ficaram feridas, uma com gravidade — ela teria sido achada dentro de um dos apartamentos e foi encaminhada para o Hospital Miguel Couto. Os bombeiros ainda procuravam por novas vítimas por volta das 7h40.

O edifício tem 19 andares e 72 apartamentos. A área foi isolada e bombeiros dos quartéis da Gávea e de Copacabana trabalhavam no local. Pedaços de concreto, de janelas e madeiras ficaram espalhados até por edifícios vizinhos. Um helicóptero da TV Glovo flagrou também vazamento de água.

Conforme o subsecretário de Defesa Civil, coronel Márcio Motta, tudo indica ter sido uma explosão provocada por gás. Ele afirmou ainda que de acordo com as primeiras informações o prédio não tem risco de desabamento. Uma avaliação mais detalhada da situação será feita, afirmou Motta. Segundo ele, o prédio foi evacuado e não havia fogo no local por volta das 7h. Moradores desceram com os pertences mais importantes e animais de estimação.

Susto aos moradores Mouhamed Harfouch, ator da  TV Globo, mora há seis anos em frente ao prédio que explodiu. Segundo ele, o deslocamento de ar foi muito grande.

“Foi muito assustador, você não entendia o que estava acontecendo. Você ouviu a explosão, mas o barulho não terminava. Eu fui ao meu banheiro, um cheiro de queimado, os vidros da janela do banheiros todos quebrados. O meu play está todo acabado. Eu só falei: ‘Amor, pega a nossa filha e sai para a escada'”, relatou o ator ao G1.

Mariana Ruopp, uma moradora do prédio vizinho, relata que a explosão foi muito forte e os moradores acordaram assustados. “Foi muito alto, o prédio é perto do meu. O meu apartamento ficou com as portas empenadas”.

Eduardo Paes, prefeito do RJ, foi para o prédio atingido pela explosão para acompanhar os trabalhos do Corpo de Bombeiros. Segundo informações, Paes confirmou a chance da explosão ter sido provocada por um vazamento de gás. “Isso tem que ser investigado e apurado”, afirmou.