Exército divulga balanço final da Operação Ágata 8 na fronteira

O Comando Militar do Oeste (CMO) encerrou a Operação Ágata 8, na fronteira oeste do País, após 11 dias de presença intensa nas fronteiras com a Bolívia e Paraguai, combatendo crimes como narcotráfico, contrabando de armas, munições e veículos, descaminho, crimes ambientais e garimpo ilegais. A mesma operação foi realizada em outras faixas de fronteiras, sob a coordenação dos demais comandos militares de áreas do Exército, e supervisão direta do Ministério da Defesa.

Segundo informações divulgadas na manhã de hoje, pelo CMO, ao final, na área de Operações Oeste, foram revistados 25.141 veículos, 15.778 pessoas e inspecionadas 993 embarcações. Houve 272 patrulhas terrestres, 378 patrulhas fluviais e 9 reconhecimentos aéreos. Como resultado parcial, foram apreendidos cerca de 34,5 toneladas de maconha, 100 quilos de cocaína, 2.600 litros de combustível, 58 metros cúbicos de madeira, cinco armas e foram efetuadas cinco prisões em flagrante delito.

 

 

Participaram da mobilização cerca de 3.985 militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea e 258 integrantes das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil do MS e do MT, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Grupo Especial de Fronteira – MT (Gefron) e de diversas agências governamentais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Receita Federal, Defesa Civil-MS, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Fundação Nacional do Índio (Funai), entre outras.

foto