Exame de retina mostra reação do cérebro ao chocolate

Quando você dá um chocolate para uma criança, consegue ver um pequeno brilho em seus olhos? Talvez seja apenas um olhar de gratidão, mas a verdade é que pode ser uma dose de dopamina flutuando em suas retinas. É isso o que defende um novo estudo, publicado no jornal Obesity e divulgado pelo site Popsci, que propõe um exame nos olhos para definir a resposta química de um indivíduo enquanto come um chocolate.

A liberação da dopamina é uma reação do cérebro a determinados estímulos, como, por exemplo, consumir chocolate. Uma outra forma menos conhecida de liberação de dopamina também acontece nos olhos, em resposta à exposição de luz. Estas duas fontes de dopamina não pareciam estar relacionadas, mas pesquisadores da Drexel University confirmaram a relação com um estudo simples.

A equipe da universidade usou um aparelho de eletrorretinografia, capaz de medir a resposta da retina à exposição de luz. Quando o grupo de estudo recebia um pedaço de brownie de chocolate durante o teste, suas retinas respondiam prontamente. A reação era tão forte quanto a causada por medicamentos específicos para a indução da liberação da dopamina.

O resultado da pesquisa sugere que é possível medir reações químicas a alimentos por meio do aparelho de eletrorretinografia. No entanto, apenas nove pessoas participaram do estudo e os pesquisadores acreditam que seria necessário uma amostra maior para confirmar sua eficácia.