Ex-prefeito de Jardim é condecorado com Medalha Mérito Advocatício em Campo Grande

O ex-prefeito de Jardim e advogado há quarenta anos, Joelson Martines Peixoto, foi um dos 33 profissionais homenageados com a Medalha do Mérito Advocatício do Estado de Mato Grosso do Sul “Jorge Antonio Siufi”, no último dia 13 de agosto, na Assembleia Legislativa. A honraria foi entregue aos advogados que se destacam na área de sua atuação, e Joelson Peixoto, o único agraciado da região sudoeste, teve seu nome indicado pelo também ex-prefeito jardinense e deputado estadual, Márcio Campos Monteiro (PSDB).

 

A proposta partiu do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), que também é advogado, em novembro do ano passado e fez referencia ao Dia do Advogado, comemorado no dia 11 de agosto. 

 

Campo-grandense, Jorge Antonio Siufi se destacou por sua trajetória nas áreas jurídica, literária e musical. Autor do hino de Mato Grosso do Sul, ele estudou no Rio de Janeiro na década de 50, quando cantava na Rádio Nacional e em praças. Depois de se formar, voltou a Campo Grande e escolheu seguir a carreira jurídica. Foi promotor de Justiça, advogado por quase 50 anos, presidente da OAB-MT (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso), procurador-geral na divisão do Estado, juiz federal eleitoral e defensor público da União. 

Homenageados

 

Autor da proposta, Marquinhos Trad homenageou 16 profissionais: Tatiana Ujacow, Leonardo Furtado Loubet, Niutom Ribeiro Chaves Junior, Marcelo Radaelli da Silva, Rejane Alves de Arruda, André Luiz Borges Netto, Marco Túlio Murano Garcia, Luciano de Miguel, Michele Blanco Benedito, Otoni César Coelho de Sousa, Rudenir de Andrade Nogueira, Vladimir Rossi Lourenço, Élvio Gusson, Júlio Cesar Souza Rodrigues, Ricardo Trad e Roberto Brandão Arguelho.

 

Por sugestão de outros 12 parlamentares, foram homenageados os advogados Nelson Chaia Junior, Joatan Loureiro da Silva, Irajá Pereira Messias, Fernando Napp Rocha, Maria Lúcia Borges Gomes, Joelson Martinez Peixoto, Ruth Mourão Rodrigues Marcacini, Gustavo Marques Ferreira, José Wanderley Bezerra Alves, João Arnar Ribeiro, Fábio Ricardo Trad, Paulo Lotario Junges, Edson Martins, João Eduardo Bueno Netto Nascimento, Carlos Sthephanini, Abrão Razuk e Aluízio Pessoa Frazão.

 

Joelson Martinez Peixoto é filho de Deolindo Peixoto Freires Giraldes e Dionisia Martines Peixoto (In Memoriam) e nasceu no dia 12 de abril e 1947, na cidade de Bela Vista (MS). 

 

O 1º grau foi cursado em Jardim (MS), na Escola Batista Amizade e Ginásio Estadual de Jardim. O 2º grau foi no Instituto de Educação Ernesto Monte, em Bauru (SP) e depois transferido para o Colégio Estadual Rio Branco, em Curitiba (PR). No ano de 1972, concluiu o curso de Advocacia na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. É Pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande/MS.

 

Concluiu o curso de Formação de Estagiários do Ministério Público, patrocinado pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Paraná. Foi aprovado em primeiro e único lugar, entre os quinto-anistas de Direito para um estágio remunerado no departamento jurídico da Companhia Atlantic de Petróleo, no período de maio à Dezembro de 1972;

 

Foi Tesoureiro Geral na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASSUL), e decorridos dois anos disputou o Cargo de Presidente.

 

Joelson Martinez Peixoto atua na Comarca de Jardim, desde o ano de 1973, sendo que, além de advogado conceituado, foi Prefeito de Jardim no período de 1989 a 1993. Foi Assessor Jurídico do município de Jardim por 08 anos – Janeiro de 1987 a dezembro de 2006, na Administração Márcio Monteiro.

 

A sua atuação profissional é nas diversas áreas do direito, com predominância no Direito Civil, nos ramos da Família, Sucessão e Obrigações e ainda nas defesas perante o Tribunal do Júri, nas cidades do Sudoeste do Estado, tais como, Porto Murtinho, Bela Vista, Bonito, Nioaque e Aquidauana, e por vezes na capital sul-mato-grossense.

 

O advogado Joelson Peixoto já proferiu diversas palestras para Servidores Públicos, com abordagem de vários temas. Possui farto material de pesquisa sobre misticismo, religiões e culturas antigas.

 

Em suma, o Advogado Joelson é um livre pensador e alguém que tem muitos amigos; é bem humorado e contador de mil histórias e estórias.

 

Fonte: Paulo Abílio