EUA e Coreia do Sul elevam alerta contra ameaça da Coreia do Norte

O comando conjunto das forças da Coreia do Sul e dos Estados Unidos na península coreana elevou em um nível seu sistema de alarme perante indícios que apontam que a Coreia do Norte poderia realizar em breve testes de mísseis balísticos, em meio à tensão causada pela retórica de guerra do regime norte-coreano, que também ameaçou nesta quarta-feiraatacar cidades japonesas.

As tropas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos aumentaram seu estado de vigilância de “Watchcon 3” para “Watchcon 2”, que é ativado quando se considera que existe uma ameaça grande, explicaram oficiais do comando conjunto à agência “Yonhap”.

O nível 1 é ativado durante períodos de guerra efetiva.

Soldados sul-coreanos se dirigem em caminhão militar à fronteira com a Coreia do Norte na cidade de Paju. Coreia do Sul e Estados Unidos aumentaram nível de vigilância frente às ameaças da Coreia do Norte nesta quarta-feira (10). (Foto: Jung Yeon-Je / APF)Soldados sul-coreanos se dirigem em caminhão militar à fronteira com a Coreia do Norte na cidade de Paju. Coreia do Sul e Estados Unidos aumentaram nível de vigilância frente às ameaças da Coreia do Norte nesta quarta-feira (10). (Foto: Jung Yeon-Je / APF)

A China também anunciou que fechou para turistas a fronteira com a Coreia do Norte.

mapa coreias 05.04 (Foto: Arte/G1)Mapa mostra localização da Coreia do Norte, da
Coreia do Sul e da China(Foto: Arte/G1)

O exército da Coreia do Sul iniciou um grupo de trabalho encarregado de supervisionar e analisar os últimos avanços nos preparativos norte-coreanos.

Segundo imagens obtidas por satélite nos últimos dias, acredita-se que Pyongyang transferiu mísseis balísticos Musudan, de alcance médio, a seu litoral leste, e os montou em plataformas de lançamento.

Esses projéteis, que aparentemente nunca foram testados pelo regime, têm um suposto alcance entre 3 mil e 4 mil quilômetros, o que em teoria permitiria atingir alvos no Japão ou nas bases americanas da ilha de Guam, no oceano Pacífico.