Estudo mostra que Bolsa Família reduz mortalidade infantil, diz Humberto Costa

O senador Humberto Costa (PT-PE) comemorou, ontem quarta-feira, os resultados de uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a importância do programa Bolsa Família para a saúde brasileira.

O Relatório Mundial da Saúde 2013, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na semana passada, destacou que programas de transferência de renda condicionada, como o Bolsa Família, melhoram a saúde das crianças. Na opinião do senador, os números são dignos de comemoração.

O avanço que os números indicam no papel todos nós podemos comprovar nos parques e nas escolas. As crianças se divertem, correm e estudam para se tornarem melhores cidadãos – declarou o senador.

Humberto Costa disse que o estudo aponta que muitas crianças gozam, hoje, de melhores condições de saúde e até mesmo estão vivas por conta do programa.

Ele informou que a pesquisa – realizada também em outros cinco países – colheu dados no Brasil entre 2004 e 2009, focando a mortalidade infantil até 5 anos.

No período, houve diminuição de 17% no índice de mortalidade infantil, redução de 65% das mortes por desnutrição e de 53% nos óbitos por diarreia.

A pesquisa, que utiliza dados coletados em quase 3 mil cidades brasileiras, indica também que o aumento da renda por conta do programa permite o acesso a alimentos e outros bens relacionados com a saúde e melhoram as condições de vida das famílias.

Temos como comprovar, com uma pesquisa científica de uma instituição como a OMS, o reconhecimento do papel do Bolsa Família, principalmente na redução da mortalidade infantil – afirmou.

O senador lembrou que outras pesquisas já indicam que o programa diminui a evasão escolar e melhora a qualidade de vida das famílias beneficiadas.

Ele acrescentou que as doenças infecciosas estão perdendo força com o Bolsa Família e disse acreditar que, em breve, o Brasil terá índices de mortalidade infantil equiparados com outros países avançados na saúde.

O Brasil está no caminho certo para se tornar o país que todos nós desejamos – afirmou o senador, que ainda criticou os que consideram o programa assistencialista.

Em aparte, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) cumprimentou Humberto Costa pelo pronunciamento e observou que outros programas sociais, aliados aos Bolsa Família, também têm colaborado para um avanço na saúde e na qualidade da vida dos brasileiros. Por isso, ela acredita que, em alguns anos, essa melhora será maior ainda.

Não se trata de assistencialismo. É uma política necessária e articulada – declarou a senadora. (Agência Senado)