Estudo explica extinção de algumas estrelas no universo

Astrônomos da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, acreditam que quasares explicam o porquê de algumas galáxias terem virado verdadeiros cemitérios de estrelas ao longo do tempo.

Quasares são poderosas fontes de energias que habitam o universo longínquo. Eles também expulsam gás para fora das galáxias –- e gases são os principais combustíveis para formação de estrelas.

No estudo publicado no “Astrophysical Journal”, astrônomos observaram a existência de quasares em quatro galáxias starbust – esse tipo de galáxia produz muitas estrelas, mas acaba consumindo todo o gás em seu interior ao longo do tempo.

Essas galáxias também contêm uma grande quantidade de poeira. Normalmente, os quasares não seriam observados porque o pó bloquearia sua luz.

Nesse caso, as estruturas foram observadas porque devem estar alinhadas de tal maneira em que foi possível que fugissem da poeira de algum modo.

Assim, a observação dos quasares reforçou a hipótese de que eles estão por trás da extinção de estrelas em algumas galáxias, sugeriram os autores.

G1