Estado recebe primeira edição da feira internacional de observação de aves

Campograndenews
Em Campo Grande é comum ver arara canindé sobrevoando a cidade. Foto:Petmag

Acontece no próximo fim de semana, em Campo Grande, a primeira edição do Avistar MS, o Encontro Brasileiro de Observação de Aves no Mato Grosso do Sul “Cores & Penas – Cerrado & Pantanal”. O evento, que vai de sexta-feira a domingo, terá oficinas, exposições e atrações culturais. É a primeira vez que o Estado recebe a maior e mais tradicional feira de observação de aves da América Latina, a Avistar.

Estão previstas “passarinhadas” – observações em campo – no Parque das Nações Indígenas, no Parque Imbirussu e no Parque do Prosa. As palestras, oficinas e exposições vão acontecer no Museu Dom Bosco.

O objetivo do encontro no Estado é popularizar a prática de observação de pássaros e valorizar a rica diversidade do cerrado e do Pantanal. O evento deve reunir fotógrafos, biólogos, turismólogos, estudantes e ambientalistas nacionais e internacionais, além de jornalistas e amantes da natureza.

Entre os temas do congresso estão os conceitos de observação, o potencial turístico da região, e os conceitos de fotografia. Estão previstos shows com Maria Claudia e Marcos Mendes e Almir Sater.

De acordo com o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), Campo Grande é a capital mais arborizada do país e tem quase 300 espécies de aves catalogadas. Na ocasião será lançado e distribuído o Guia de Pássaros de Campo Grande.

Segundo a organização do encontro, Mato Groso do Sul possui cenários únicos para a observação, como o Cerrado ao Pantanal e o Parque Nacional das Emas.

No Pantanal sul-mato-grossense vivem mais de 650 espécies de pássaros. O Parque Nacional da Serra da Bodoquena – localizado nos municípios de Jardim, Bonito, Bodoquena e Porto Murtinho – também é considerado um dos lugares mais indicados para o turismo de observação de aves, principalmente de espécies raras.

O Avistar MS 2013 é promovido pela Avistar Brasil em conjunto com o Clube de Observadores de Aves (COA), Instituto Mamede, Sindicado de Guias de Turismo do MS, Photo In Natura e Convention & Visitors Bureau.

Serviço: A inscrição é gratuita para participantes das passarinhadas. Para os interessados no congresso, o investimento é de R$ 50,00.

As inscrições e programação completa podem ser acessadas no endereço http://www.avistarbrasil.com.br/index.php/avms