Estado entrega 50 casas para moradia provisória de bombeiros e policiais

O Governo do Estado entregou na tarde desta quinta-feira, 26 de dezembro, as 50 unidades habitacionais que integram o programa “Casa de Polícia”. Os imóveis fazem parte das 1.200 casas construídas pela administração estadual no bairro Maria Leite, em Corumbá, e foram cedidos para moradia transitória dos policiais, durante o tempo em que prestarem serviço na região. A Secretaria de Justiça e Segurança Pública é quem define os critérios para ocupação. 

 

Fotos: Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Entrega dos imóveis aconteceu durante solenidade no auditório da Associação Comercial

 

“É um programa em que são produzidas moradias para uso por agentes de segurança dos Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar durante o tempo em que estiverem na ativa e prestando serviço na cidade. Lá, só poderão morar policiais dessas três forças que estejam na ativa aqui em Corumbá ou Ladário”, explicou ao Diário Corumbaense o secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun.

Das 50 unidades habitacionais, 30 foram destinadas para a Polícia Militar; 10 para o Corpo de Bombeiros e outras 10 para a Polícia Civil. Cada casa possui trinta e dois metros quadrados, distribuídos em dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Em cada imóvel foram investidos R$ 30 mil. A construção das unidades habitacionais faz parte do Programa “MS Cidadão – Casa da Gente”.

O cabo bombeiro Márcio Junior Romero, que recebeu a chave da casa das mãos do secretário de Habitação, destacou que além de proporcionar economia, o programa habitacional permite que a família fique junto do policial. “Dá a facilidade de termos nossa família junto conosco. Isso permite desenvolver um trabalho melhor. É também uma despesa a menos, aluguel aqui é extremamente caro, e isso ajuda bastante”, afirmou o militar que atua no 3º Grupamento de Bombeiros.

Soldado da Polícia Militar, Marizete Flores dos Santos, lotada no 6º Batalhão da PM, destacou a dificuldade que teve para alugar um imóvel na cidade. “Aqui em Corumbá é difícil encontrar casas para alugar, eu mesma tive bastante dificuldade. Por ser uma vila de policiais, creio que vá ajudar até na segurança do bairro. E não pagar aluguel já é uma grande ajuda”, disse.

Taxa de manutenção e mais casas

Marun informou que após a assinatura dos termos provisórios de ocupação – que ocorreu após a cerimônia realizada no auditório da Associação Comercial – a entrada nos imóveis já está liberada aos agentes de segurança. De acordo com o secretário, o programa deve virar uma lei estadual e ainda tem algumas situações legais que devem ser definidas. “A questão de taxa de manutenção ainda está em fase de definição. Entregamos os termos de ocupação, para que entrem nas casas e depois isso será resolvido”, argumentou.

 

 

Imóveis são para moradias de agentes de segurança da Polícia Civil; Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

 

Se o Estado construir novas moradias em Corumbá, um percentual será destinado para o programa “Casa de Polícia”. “Vamos lutar por um novo conjunto habitacional, estamos considerando o tempo que dispendemos para esse [construído no Maria Leite]. Não é fácil conseguirmos empreender outro conjunto aqui, mas o governador nos deu essa incumbência e estamos atrás. Quando tivermos o terreno, vamos mostrar ao governador a realidade do que dá para construir. Destinaremos também para o Casa de Polícia”, completou o secretário Estadual de Habitação.