Especialistas alertam sobre modismo de lentes coloridas e aparelhos dentários para estética

 

Foto: Reprodução TV MS RecordEm questão de segundos, a estudante Laisa Augusta Leandro Vieira muda a cor e o tamanho dos olhos

 
 

MS Record

A transição da adolescência para a juventude não é nada fácil. É marcada pela mudança de comportamento e por alguns modismos. Dessa vez, são as lentes de contato coloridas que estão seduzindo os mais ousados. Para se ter os olhos de boneca, não é tão difícil, mas são necessários cuidados especiais. Os oftalmologistas alertam: é necessário abrir bem os olhos na hora de seguir essa moda e comprar produtos sem o selo de qualidade.

Olhos de boneca. É isso que essas lentes proporcionam. Em questão de segundos, a estudante Laisa Augusta Leandro Vieira muda a cor e o tamanho dos olhos.

O efeito olhos de boneca se dá porque a lente circular não cobre apenas a parte colorida dos olhos, chamada de íris, mas também a parte branca. Este tipo de lente pode ser facilmente identificada pois possui um anel preto em volta, um dos fatores que proporcionam o feito.

As lentes trazem um aspecto meigo para quem as usa, característica de desenhos japoneses, como o mangá, algo que sempre foi a paixão de Laisa. E por se vestir como os personagens em eventos de animês, a estudante apostou no recurso.

Ela tem lentes roxas, amarelas, azuis e até mesmo vermelhas. A moda começou no Japão e se espalhou pelo resto do mundo, mas segundo a jovem comprá-las é possível só em sites asiáticos.

Tanto que ela resolveu comercializá-las, também pela internet. Mas garante, o uso das lentes deve ser feito com segurança, para isso é necessário consultar um médico e seguir várias orientações.

O Oftamologista Lauro Corsi Filho reforça: é extremamente necessário passar por uma consulta médica antes de utilizar as lentes, sejam elas corretivas ou estéticas.

Ele diz que um dos fatores que influenciam no fato da pessoa poder ou não utilizar a lente é a quantidade de lágrima, já que ela é responsável por proteger os olhos contra infecções. O oftalmo enfatiza também que utilizar a lente de forma incorreta pode trazer sérias consequências.

Mas além das lentes circulares há outra tendência que também veio de países asiáticos e traz riscos à saúde: o uso irregular de aparelhos dentários. 

Segundo presidente do Conselho Regional de Odontologia Francisco Grilo a prática se tornou comum entre os jovens, por moda. Além do que, peças estão sendo vendidas irregularmente em todo país.

Em Naviraí, o conselho apreendeu uma média de quinhentos pacotes de elásticos coloridos. Eles são responsáveis por reter o fio ortodôntico do aparelho, e estavam sendo vendidos de forma irregular.

Francisco explica que em outros locais do país os vendedores são mais ousados, e proporcionam ao cliente um kit para que ele mesmo possa aplicar o aparelho. Algo que pode trazer danos irreparáveis à saúde. (Com colaboração Natalie Malulei TV MS Record)

Leia mais:

CRO-MS recolhe material ortodôntico que era vendido em loja de bijuteria de Naviraí