Escola Jovelino de Jateí desenvolve projeto Alimentação Saudável

No município de Jateí a Escola Municipal Rural Jovelino Celestino dos Santos está desenvolvendo o Projeto Pedagógico “Alimentação Saudável”
 
 
Valéria Batista / Glorianews

No município de Jateí a Escola Municipal Rural Jovelino Celestino dos Santos da Gleba Nova Esperança esta desenvolvendo o Projeto Pedagógico “Alimentação Saudável”. Atendendo a uma atividade do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) sob a orientação do professor Edinez Amorim e a coordenação de Cristiane Garcia junto aos alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental.

O projeto ainda esta em andamento e se estenderá até o final desse ano letivo, as atividades realizadas já demonstraram uma mudança significativa de comportamento. Realizado pelos professores: Iracema, Marinalva e Valmir, visando sanar o problema recorrente na instituição, um desperdício de aproveitamento de saladas, já que os educandos na sua maioria deixavam nos pratos ou nem as serviam, mesmo a merenda escolar oferecida de melhor qualidade.

A escola também junto com os alunos estão organizando um plantio de hortaliças no pátio da mesma visando uma educação alimentar sustentável, dentre muitas ações já desenvolvidas até aqui a de maior impacto foi uma palestra ministrada pela nutricionista Carla Sobral, onde além de esclarecer dúvidas, transferir informações também houve interação das crianças demonstrando que estão realmente inseridas nessa pesquisa e teoricamente embasadas. “É visível, a semente já foi plantada, eles estão estimulados a alimentarem-se de forma adequada e de maneira saudável, já que o nosso cardápio é bem diversificado e rico em todos os componentes nutricionais que uma criança em desenvolvimento precisa” garante o diretor Samuel Batista.

Como explica a coordenadora municipal Cristiane Garcia, o caderno de atividades da unidade 6 do PNAIC, apresentou aos professores a importância de trabalharem pedagogicamente com Sequência Didática e Projetos Didáticos. “Esta pratica já existia dentro da escola, apenas aprimoramos a contextualização oportunizando um trabalho coletivo que refletira em uma boa saúde e também um ótimo aprendizado” ressalta a coordenadora do PNAIC.

Todas essas ações só são possíveis mediante ao respaldo e incentivo do prefeito Arilson Targino através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, gerenciada por Eleni dos Santos Felipe. “Projetos como este só ampliam os conhecimentos dos alunos, assim como o interesse em manter e transmitir informações importantes, de uma alimentação casa vez mais saudável” finaliza a Eleni.