Escola do Alto Caracol recebe ação preventiva na semana Nacional do Transito

A prefeitura de Caracol, através do Departamento Municipal de Trânsito, em parceria com a Polícia Militar e Patrulha Mirim, realizaram na última quarta-feira, 25, no Distrito do Alto Caracol, palestra sobre trânsito, aos alunos da rede municipal de ensino da Escola Inácio Silvestre Monteiro. A diretora da escola, Maria Edite, recebeu a equipe, que realizou a palestra, a qual é importante para a formação de novos cidadãos.

 

O sargento da Polícia Militar, Paniagua destacou que “é gratificante ver as crianças, adolescente e jovens envolvidos na ação na Semana do Trânsito, pois assim teremos esperança de que no futuro, os condutores serão mais preparados, conhecendo a legislação e preocupados no volante”.

 

Paniagua, como responsável pela Patrulha Mirim do Alto Caracol, disponibilizou-as para ajudar na ação. A Patrulha Mirim é composta por 18 alunos no período matutino e 12 no período vespertino. Após a palestra realizaram uma blitz educativa, com entrega de folhetos em que alertava os motoristas sobre a importância de constituir vias seguras e com menos acidentes.

 

O diretor de trânsito, Ibrain Garcia, lembrou que o setor de saúde arca com altos investimentos em função dos descuidos e desleixos que ocorrem no trânsito, consumindo altos valores com atendimentos, internações e tratamentos, em função de acidentes que na maioria das vezes poderia ser evitados, bastando apenas cuidado e consciência. 

 

“Temos certeza que estamos investindo na preparação de motoristas com maior preocupação em relação a acidentes de trânsito, acredito fielmente que essa ação reverterão em benefício à nossa comunidade”, frisou Ibrahin Garcia.

 

A Psicóloga Michelle Araújo, abordou o tema “Qual o trânsito que eu quero?”, dessa forma, os alunos ouviram relatos, testemunhos e demonstração em slides, versando sobre a conscientização para um trânsito melhor, na localidade.

 

O policial e instrutor do (PROERD) em Caracol, Warley Alves Flores, abordou sobre “Os cuidados básicos e as normas de circulação no trânsito”, ampliando desta forma a conscientização sobre os problemas e levando a refletir sobre a responsabilidade de cada um.

 

O trânsito hoje é considerado o que mais causa morte no Brasil e que é necessário mudanças no quadro e ele começa com a conscientização que álcool e direção não combina. “Desejo que essa palestra, não fique aqui, mas que seja repassado adiante; aos pais, familiares e amigos, e assim com certeza, teremos um trânsito melhor”, concluiu Warley.

 

As palestras evidenciou que é necessário que haja condições de convívio harmonioso no trânsito de automóveis, ciclistas e pedestres, com os cumprimento consciente das normas do código de trânsito brasileiro que prevê, antes de tudo, a ação preventiva. 

 

Sobre a semana nacional do trânsito, o diretor municipal de trânsito, Ibrain Garcia, agradeceu a colaboração que têm recebido de todos os segmentos sociais de Caracol, em especial àqueles que acreditam em um trânsito melhor para Caracol e o Distrito do Alto Caracol. 

 

 

  Fonte: João Carlos Velazquez