Escola de Aquidauana ganha sala de informática de Felipe Orro

Professores, pais e alunos da Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca, em Aquidauana, reuniram-se na noite desta quarta-feira (07) para inaugurar a nova sala de informática, ampliada e equipada com recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Felipe Orro (PDT). A diretora Ana Rita de Souza Marques conta que com os R$ 40 mil repassados pelo deputado, foram adquiridos uma tela de projeção, um note book, uma TV LED de 43 polegadas, uma filmadora e 22 novos computadores.

“A sala foi ampliada e bem equipada. Antes eram só 10 computadores, quatro alunos tinham que compartilhar uma máquina, terminava a aula e muitos alunos nem tinham conseguido usar o equipamento. Isso desestimulava até os professores, que não mostravam interesse em usar a sala de informática. Hoje é outra coisa, cada aluno usa uma máquina, é uma disputa”, conta a coordenadora pedagógica Luciene Furtado Artigas Barbosa.

A Escola Marechal Deodoro da Fonseca foi fundada em 1961 pela Loja Maçônica com o mesmo nome. Uma década depois a escola foi transferida ao Estado e hoje estudam ali 600 alunos, todos cursando o ensino fundamental em turnos diurnos. Até há poucos dias, a sala de informática se resumia a um ambiente acanhado com 10 máquinas, e só. 

“Decidimos que não dava mais para esperar a burocracia, recorremos ao deputado Felipe Orro para ver se era possível encaminhar uma emenda. Conversamos com ele no dia do aniversário de Aquidauana, 15 de agosto do ano passado. Prontamente ele se dispôs a ajudar, passou os contatos do gabinete e em poucos dias estávamos com todos os documentos necessários para conseguir a emenda. Não levou nove meses e o processo todo findou, já estamos com os computadores aqui, funcionando”, comemora a presidente da Associação dos Pais e Mestres, professora Rosilene dos Reis Rocha.

“O mundo hoje é tecnologia. Em casa os alunos têm acesso a celulares, computadores. Chega na escola e não encontram isso, desanimam. Então temos que correr atrás. Na verdade a escola precisa andar na frente”, ensina ela.

Pais e alunos compareceram em massa para aplaudir e prestigiar a chegada da novidade. O deputado Felipe Orro disse que ficou comovido com o impacto que a emenda causou na vida dos alunos e no dia-a-dia da escola, e reiterou seu propósito de defender a Educação como prioridade de seu mandato. “Eu acredito na Educação, invisto, luto por uma escola cada vez melhor, uma escola que funcione em tempo integral. Por uma universidade estadual forte, autônoma, presente em todo o Estado. Só assim teremos oportunidades iguais”, disse.

Estavam presentes no ato os vereadores por Aquidauana Clézio Fialho, Mauro do Atlântico, Nilson Pontim, Corrêa Filho, os suplentes de vereadores Lenilda Damasceno e Eulálio Abel Barbosa, a secretária municipal de Indústria e Comércio Rosa Vasconcelos, entre outros.