Enem 2018: Confira cinco dicas para se preparar na véspera da segunda prova

Segunda fase do Enem é considerado o mais difícil entre estudantes

A segunda prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizada neste domingo (11) e os portões fecham às 12 horas em Mato Grosso do Sul. Mais de 30 mil candidatos devem fazer a prova só em Campo Grande, com toda essa concorrência, vale a pena se preparar antes.

Estudantes devem se preparar no dia anterior, separar os documentos necessários, já que o esquecimento do documento de identificação com foto na hora do exame foi motivo de lágrimas e da ‘expulsão’ de três alunos do local da prova. Se alimentar bem e até dar uma breve revisada nos temas mais recorrentes também são dicas. Entretanto, é importante não se desesperar e estudantes da Capital optam por descansar na véspera da prova. Confira dicas para se preparar antes da prova:

Vale a pena revisar, mas não pegue pesado nos estudos

A poucos dias da prova de exatas e biológicas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não há muito tempo para estudar o conteúdo. Para professores da área, a melhor estratégia é revisar o conteúdo aprendido ao longo do ano e resolver questões de exames anteriores.

As 90 questões da prova deste domingo (11) assustam os estudantes, já que as áreas de exatas e biológicas são consideradas as mais difíceis pela maioria. Os docentes acreditam que o exame não deve fugir do padrão de anos anteriores e, para se dar bem, os estudantes devem resolver questões para praticar.

Abandone o café e se alimente bem

Na véspera da prova, é hora de abandonar o café e os energéticos em geral para descansar. O professor Antônio Pereira, coordenador do cursinho Pró-Enem UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ressalta que uma das dicas mais importantes neste período pré-prova é cuidar da saúde.

Segundo ele, os dias de beber muito café para conseguir estudar até tarde da noite devem ficar para trás. Além de não ser uma atitude eficaz, pode prejudicar o estudante. Em Campo Grande, os alunos estão seguindo o conselho e planejam esvaziar a cabeça no sábado (10) para não se desesperar na hora da prova.

Se planeje para não chegar atrasado

Os locais de prova são os mesmos do que o da semana passada, então já não há desculpas para chegar atrasado. Ainda assim, vale a pena chegar mais cedo e planejar o trajeto para evitar congestionamentos. Para quem vai de ônibus, o Consórcio Guaicurus anunciou que irá reforçar algumas linhas para o dia da prova. Confira aqui.

Organize o tempo de prova

A recomendação para os estudantes é de se organizar antes e na hora do exame. No dia anterior, a sugestão é deixar separados os materiais essenciais, como a caneta preta e o documento com foto.

Na hora da prova, organizar o tempo é a melhor estratégia. Segundo o professor Antônio, os alunos devem ficar atentos quando o fiscal avisa que a prova está prestes a acabar. “Quando falarem que falta pouco tempo, já comece a escrever a resposta no gabarito e deixe as questões que não sabe para depois”.

Para a estudante Victória Teles, de 17 anos, o tempo de prova para resolver as contas é motivo de preocupação. “São cerca de três minutos para fazer cada questão, são várias contas, para fazer bem a prova, tem que se manter concentrado”, afirma.

O que NÃO fazer durante a prova

Quem vai prestar o Enem deve saber que só pode iniciar a prova depois de ler as instruções e dada a autorização do aplicador. O candidato também não pode esquecer a caneta preta, caso contrário, a correção da prova estará impossibilitada.

Antes de entrar na sala de provas, o participante deverá guardar no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador o celular e equipamentos eletrônicos desligados. Não é permitido entrar na sala com lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos, sob pena de eliminação. Como é dia de prova de exatas, vale ressaltar que calculadoras não são permitidas.

Quem perturbar a ordem no local de provas ou sair da sala sem a companhia de um fiscal é eliminado do exame. Além disso, é proibido ausentar-se da sala de provas, em definitivo, antes de decorridas duas horas do início. Quem se recusar a passar pela revista e à coleta de dado biométrico também será eliminado do Enem.