Enem 2014 registra 9 milhões de inscritos; Dilma comemora no Twitter

Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 registrou 9 milhões de inscritos na noite desta sexta-feira (23), último dia de inscrições. A informação foi compartilhada pelo Twitter oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC (Ministério da Educação) responsável pelo exame.

A presidente Dilma Rousseff também usou o microblog para comemorar o número: “O #Enem alcançou 9 milhões de inscritos, um recorde!”, postou o perfil da presidente. 

Na manhã desta sexta, o exame chegou a 7.885.852 inscrições e bateu o recorde do ano passado, quando 7.834.024 candidatos se inscreveram no sistema. Em 2013, após a confirmação do pagamento da taxa, o número de inscrições confirmadas caiu para 7.173.574

As inscrições podem ser realizadas até as 23h59 desta sexta-feira (23). O cadastro é feito no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnemA taxa de inscrição é de R$ 35. O prazo final para o pagamento do boleto será no dia 28 de maio.

A recomendação do Inep é de que o participante faça a inscrição em horários com menor procura, como antes das 9h e entre 14h e 17h. Não é recomendado deixar para fazer a inscrição nas últimas horas do prazo final. 

O participante concluinte do ensino médio no ano de 2014, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, será automaticamente isento do pagamento da taxa. Também será possível solicitar isenção do pagamento mediante declaração de carência no momento da inscrição.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro, após as eleições, conforme o UOL já havia adiantado. Neste ano, há previsão de uso de detectores de metais nos locais de prova. O Enem 2014 será aplicado em 1.699 municípios do país.

A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. 

No dia 8 de novembro (sábado), serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 9 (domingo), serão os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. Nos dois dias, as provas começam às 13h (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.