Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha será sediado em Bonito MS

Com o objetivo de levar novidades e estudos sobre a técnica do plantio direto na palha, será realizado em Bonito/MS, de 12 a 14 de agosto do próximo ano, o 14º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha. O evento, que ocorre bianualmente em alguma região produtora de destaque no país, é destinado a produtores, estudantes e pesquisadores. O tema desta edição será “Sistema de Plantio Direto: produzindo água e alimentando o mundo”.

A Fundação MS é uma das entidades parceiras do evento. De acordo com o diretor executivo da instituição, o Eng. Agr. Dr. Renato Roscoe, o encontro trará debates importantes para a agricultura sul-mato-grossense. “O plantio direto é o sistema mais sustentável da agricultura brasileira, e as discussões trarão uma forte contribuição para o Estado”, enfatiza.

O pesquisador da Fundação MS, Carlos Pitol, explica que o plantio direto na palha traz inúmeros benefícios. “Ajuda no controle da erosão, melhora a fertilidade e o potencial produtivo do solo, possibilita a perda de umidade por evaporação e consequentemente melhor aproveitamento da água pelas culturas e viabiliza a integração da agricultura-pecuária”, explica.

A programação será bastante diversificada. Haverá painéis com temas voltados à técnica do plantio na palha e seus benefícios, bem como palestras e debates sobre fitossanidade, manejo adequado do solo, entre outros assuntos. O plantio direto na cana-de-açúcar também será discutido, tendo em vista a crescente produção sucroenergética no Estado.

O encontro é realizado pela Febrapdp (Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação) e conta com apoio da Fundação MS, Sistema Famasul, Sistema OCB-MS, Aprosoja, Embrapa, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Unigran e GPP (Grupo Plantio na Palha).

Serviço

O evento será realizado no Centro de Convenções de Bonito, de 12 a 14 de agosto de 2014. As inscrições serão abertas em breve. Mais informações podem ser obtidas no site da Febrapdp, o www.febrapdp.org.br.