Empresas têm até hoje para pagar a primeira parcela do 13º salário

Termina nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários a primeira parcela do 13º salário. Já a segunda precisa ser liberada até o dia 20 de dezembro, segundo a legislação. Vale lembrar que os profissionais que pediram o adiantamento do 13º nas férias não têm direito a essa primeira parte, pois já receberam anteriormente.

Em caso de empregados que recebem salários variáveis, por meio de comissões ou percentagens, o 13º salário deve ser calculado a partir da média anual de salários. Cabe ao empregador a decisão de pagar o benefício em uma ou duas parcelas.

O adiantamento correponde à metade da remuneração do mês anterior ao mês de recebimento e não sofre descontos. A segunda parcela é calculada de acordo com o salário bruto do mês de dezembro, descontados: o INSS, o Imposto de Renda (IR) e o adiantamento da primeira parcela.

Veja dicas para aproveitar melhor

1.Priorize o pagamento de dívidas em atraso. Se estiver usando o cheque especial ou o rotativo do cartão de crédito aproveite para quitar essas dividas.

2.Reserve parte do dinheiro para os gastos típicos do começo de ano, como IPVA, IPTU, matrícula escolar. Priorize as contas que dão desconto para pagamento à vista.

3.Organize seu orçamento entre despesas fixas e extras.

4.Compre com consciência.

5.Poupe parte da sua renda para os imprevistos do próximo ano.

 

Extra