Empresa aérea não acredita em falha mecânica em acidente nos EUA

 empresa Asiana Airlines não acredita que o acidente com o avião do tipo Boeing 777 em San Francisco, nos Estados Unidos, no qualao menos dois chineses morreram, foi causado por falha mecânica. No entanto, a companhia recusou-se a dizer que a culpa do acidente foi por um erro do piloto – a Asiana afirmou que os três capitães da aeronave foram totalmente treinados em conformidade com os regulamentos coreanos e tinham mais de 10 mil horas de vôo de experiência.

“Por enquanto, nós reconhecemos que não houve problemas causados pelo avião ou pelos motores”,  disse Yoon Young-doo,  presidente e CEO da companhia aérea, em uma conferência de imprensa neste domingo (7), na sede da empresa, informou a agência de notícias Reuters. Ele acrescentou que o Boeing 777 fez “apenas uma tentativa de pouso. “Não houve um anúncio específico para notificar uma situação de emergência aos passageiros na aterrissagem“, disse ele.

Yoon também se recusou a dizer se ele acreditava que o acidente poderia ter sido causado por um erro de controladores de tráfego aéreo em San Francisco.

A empresa confirmou que as duas pessoas que morreram no acidente eram adolescentes chinesas que estavam sentadas na parte de trás da aeronave.

De acordo com um dos funcionários da Asiana Airlines, um dos pilotos do voo 214 é Lee Jeong-min. “É um piloto veterano, com longa experiência”, disse o funcionário, que pediu anonimato.

 

Acidente
Ao menos duas pessoas morreram após o avião Boeing 777 sofrer um acidente enquanto pousava no Aeroporto de San Francisco, nos Estados Unidos, no sábado (7). De acordo com a chefe dos bombeiros de San Franciso, Joanne Hayes-White, as duas pessoas foram encontradas mortas fora do avião. “Meu entendimento é que elas foram encontradas na pista”, disse ela. As duas vítimas tinham passaportes chineses, segundo o ministério dos Transportes da Coreia do Sul.

O avião trazia 291 passageiros e 16 tripulantes, totalizando 307 pessoas, afirma uma nota divulgada pela Asiana Airlines, que operava o voo. O comunicado dizia ainda que o voo OZ214 partiu do Aeroporto Inernacional Incheon, em Seul, na Coreia do Sul, e seguiu até o Aeroporto de San Francisco neste sábado.

O agente especial do FBI Dave Johnson afirmou aos jornalistas que não há sinais de que o acidente esteja ligado a um atentado terrorista.O prefeito de São Francisco disse que todos os passageiros do vôo 214 já foram identificados. Das 307 pessoas a bordo, duas morreram, 182 foram levadas a hospitais (das quais 49 ficaram feridas gravemente) e 123 permanecem no terminal do aeroporto, sem ferimentos, afirmou a chefe dos bombeiros durante a entrevista coletiva.

Em um comunicado divulgado na internet, a Asiana disse que 141 passageiros do avião eram chineses, 77 eram sul-coreanos, 61 eram americanos e um era japonês. Os demais não foram identificados na nota da empresa.

Representantes da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) e do Comitê Nacional pela Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês) também estão investigando as causas do acidente, afirma uma nota oficial das instituições.

 

Resgate
De acordo com a chefe dos bombeiros de San Francisco, o acidente ocorreu às 11h27 (hora local). Quando o resgate chegou, muitas pessoas já estavam saindo da aeronave para ficar em segurança, disse ela.

Um vídeo publicado no YouTube mostra a fumaça causada pelo incêndio no avião (veja aqui). Imagens exibidas pela emissora americana de TV CNN mostram que a aeronave perdeu um pedaço da cauda e partes da fuselagem superior foram incendiadas e destruídas. A emissora diz que o avião rodou após tocar a pista do aeroporto, enquanto pegava fogo.

Aeroporto fechado
O Aeroporto de San Francisco foi fechado logo depois do acidente, informou a FAA. Mais tarde, duas pistas foram reabertas.

O aeroporto está a cerca de 20 quilômetros da área urbana de San Francisco. Aviões que deveriam aterrissar no local foram enviados para aeroportos em Oakland, Sacramento e outras localidades, segundo a CNN. A Asiana Airlines é uma das maiores de companhias aviação da Coreia do Sul ao lado da Korean Air, ainda de acordo com a emissora.

Passageiro
O executivo da Samsung David Eun, que relatou no Twitter ser um dos passageiros do voo, afirmou em mensagens na rede social que a maioria das pessoas parece ter sido retirada da aeronave sem problemas. “Bombeiros e agentes trabalhando no resgate por todos os lados. Eles estão retirando os feridos. (…) Tentando ajudar as pessoas a permanecerem calmas”, disse Eun, no Twitter.

O avião que caiu em San Francisco é o segundo Boeing 777 a sofrer um acidente grave em cinco anos, afirma o jornal “New York Times”. Em janeiro de 2008, uma aeronave do mesmo tipo operada pela empresa British Airways teve um acidente no Aeroporto de Heathrow, em Londres, após um voo vindo de Pequim, na China.

No acidente ocorrido na Grã-Bretanha, só uma pessoa ficou seriamente ferida entre os 152 passageiros e a tripulação do avião, disse o “New York Times”. Uma investigação sobre as causas do acidente, na época, indicou que gelo acumulado nos tubos de combustível pode ter contribuído para a queda do avião.

Imagem da aeronave que vinha da Coreia do Sul e sofreu acidente em San Francisco, EUA, na tarde deste sábado (6). (Foto: Reprodução/ KTVU/CNN)Imagem da aeronave que vinha da Coreia do Sul e sofreu acidente em San Francisco, EUA, na tarde deste sábado (6). (Foto: Reprodução/ KTVU/CNN)
Bombeiros apagam o incêndio iniciado com a queda do Boeing 777, da companhia aérea Asiana Airlines, que ocorreu quando a aeronave aterrisava no aeroporto internacional de San Francisco, EUA, neste sábado (6). (Foto: Bay Area News Group, John Green/Associated Press)Bombeiros apagam o incêndio iniciado com a queda do Boeing 777, da companhia aérea Asiana Airlines, que ocorreu quando a aeronave aterrisava no aeroporto internacional de San Francisco, EUA, neste sábado (6). (Foto: Bay Area News Group, John Green/Associated Press)