Em São Gabriel do Oeste, governador entrega ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

São Gabriel do Oeste (MS) – Neste sábado (3) durante as festividades no CTG onde está sendo realizada a 20ª Festa do Leitão no Rolete, o governador André Puccinelli entregou chaves de uma ambulância que vão dar início às atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) naquele município.

           “É um sistema de atendimento rápido de ocorrências em que o governo federal destina verba para compra de viaturas e o governo estadual entra com a participação de recursos no custeio. Esta parceria entre a prefeitura, governo do estado e governo federal pode propiciar o melhor atendimento à população. O que nós queremos é a saúde que é o nosso bem maior”, destacou o governador.

 

 A estrutura do Samu em São Gabriel do Oeste vai funcionar com uma central para recebimento de telefonemas e com uma ambulância (Unidade de Suporte Básico), equipada com um técnico de enfermagem e um condutor que é treinado para fazer o socorro. No total a equipe é composta por 10 integrantes.  

           Conforme a coordenadora do Samu em São Gabriel do Oeste, Michele Pauperio, a base descentralizada do serviço no município é a primeira a ser instalada na região Oeste e servirá de referência para as ocorrências originadas no município e na BR 163 (entre o Posto São Pedro e o município de Rio Verde).

         “O Samu será regulado pela Central de Campo Grande onde a população pode ligar no telefone 192. A ligação vai cair na Central de Regulação da Regional da Capital e eles de lá vão ligar para nós para fazer este atendimento em São Gabriel do Oeste”, explicou Michele Pauperio dizendo ainda que futuramente a equipe vai contar com uma unidade mista composta por enfermeiros também.

 

 

 

                A cidade segundo o prefeito Adão Rolim já foi referência para o Estado em termos de saúde e o objetivo é ampliar estas conquistas. “O Samu representa uma conquista porque esse trabalho quando havia acidentes na rodovia já era feito pela prefeitura através das nossas ambulâncias, mas a estrutura do Samu é nacional e tem uma Central de Regulação que nos permite uma agilidade muito maior e qualidade de atendimento dessas ocorrências”, comentou.

          Todo o atendimento regulado pela Central será encaminhado para o Hospital Municipal. As ligações feitas ao Samu, para o telefone 192, são gratuitas.

 

Bianca de Freitas Caruso