Em protesto, cerca de 200 índios fecham rodovia MS-156 em Dourados

Lideranças indígenas de Dourados fecharam a rodovia MS -156 nesta terça-feira (4), às 8h. O grupo formado por mais de 200 representantes das aldeias Jaguapiru e Bororó protesta contra a morte do indígena Oziel Gabriel, 35 anos, ocorrida no último dia 30 na fazenda Buriti em Sidrolândia.

Ontem, indígenas fecharam uma estrada vicinal entre Cristalina e Fátima do Sul. Um grupo fez uma marcha e promete protestos na Capital.

De acordo com o cacique Renato de Souza, os indígenas cobram a punição dos supostos assassinos do indígena Oziel. Também pedem celeridade nos processos de demarcação. De acordo com ele, todas as aldeias do Estado estão sincronizadas para “vingar” a morte do terena. “O índio vai preso quando faz algo contra o branco e por que quando o índio é a vítima nada acontece com o assassino?”, indaga.

Renato diz que as aldeias de Dourados vão reforçar todas as movimentações dos terenas de Sidrolândia. “Seja para ocupar as nossas terras, ou para engrossar nossa voz, que não pode ser calada, estaremos todos os indígenas de Mato Grosso do Sul prontos para o tudo ou nada”, destaca. Segundo ele, indígenas de Dourados já estão em contato com as lideranças de Sidrolândia. “Vamos em peso defender os nossos direitos. Queremos Justiça. Esta morte não pode ficar impune”, destaca. (Com informações Dourados Agora).