Em primeiro coletivo, Calonga esboça colorado com três atacantes

Durou pouco mais de 30 minutos o primeiro coletivo do Comercial-MS, visando a Série D do Brasileirão. A atividade foi suspensa depois que o meia Danilo Bahia torceu o joelho direito na disputa com o companheiro. Mas no período em que a bola rolou no gramado do Morenão, o técnico Gilmar Calonga esboçou um time titular e uma formação tática. 

Durante o primeiro tempo, o treinador colorado armou a equipe com três atacantes e o meia Jorge Henrique na armação das jogadas. A peculiaridade do sistema fica por conta dos dois atacantes mais abertos, Jefferson Chumbinho pela esquerda e Leandro Branco pela direita. Calonga quer que essas duas peças ajudem bastante na marcação, fechando os espaços quando o time não está com a bola. Essa característica foi notada em Leandro Branco quando jogava pelo Águia Negra. Chumbinho ainda é desconhecido do treinador.

– No estadual, jogamos com Tanque centralizado, Jefferson Paulista caindo pela direita e Erik jogando de meia, caindo pela esquerda e revezando com Matheus Dulcídio. Ainda estamos em fase de experimentação – disse Calonga.

Técnico Gilmar Calonga (Foto: Hélder Rafael)Técnico Gilmar Calonga (Foto: Hélder Rafael)

Vestindo colete azul, os titulares foram Martins; Rodolfo, Jaime, Andreson e Cleidson; Van Basty, Júlio César, Jorge Henrique; Jefferson Chumbinho, Jefferson Tanque e Leandro Branco. Na comparação com o time campeão estadual, apenas quatro permaneceram: o goleiro Martins, o lateral-direito Rodolfo, o volante Van Basty e o atacante Jefferson Tanque.

Calonga ainda deve experimentar outras formações táticas antes da estreia, no dia 19 de julho, fora de casa contra o Rio Branco-ES. Já neste sábado, o time comercialino encara o Guaicurus às 9h30 em um jogo-treino no campo do Cene, no bairro Los Angeles, com portões fechados à torcida.

Confira os compromissos do representante de Mato Grosso do Sul na competição:

2ª rodada – 19/julho
Rio Branco-ES x Comercial-MS

3ª rodada – 26/julho
Comercial-MS x Aparecidense-GO

4ª rodada – 02/agosto
Comercial-MS x Caldense-MG

5ª rodada – 09/agosto
Operário-MT x Comercial-MS

6ª rodada – 16/agosto
Caldense-MG x Comercial-MS

7ª rodada – 23/agosto
Comercial-MS x Operário-MT

8ª rodada – 30/agosto
Aparecidense-GO x Comercial-MS

9ª rodada – 06/setembro
Comercial-MS x Rio Branco-ES

Fonte: G1