Em Ponta Porã será realizada Campanha contra o Glaucoma

Foto: Tião Prado (Pontaporainforma)
Foto: Tião Prado (Pontaporainforma)

O presidente do Rotary Clube Ponta Porã / Pedro Juan Caballero Fronteira, Abedão Xavier, foi entrevistado pelo jornalista e radialista Tião Prado, no Programa FM em Noticias, que vai ao ar pela radio 91.5 FM Cerro Corá, e falou a respeito da 11º edição da campanha de prevenção ao Glaucoma que estará sendo realizada neste sábado, dia 20 de outubro, das 8 as 12 horas no Centro Oftalmológico Ponta Porã, que fica na rua 7 de Setembro 1019, em grande parceria da entidade com o James Leitun.

De acordo com Abedão, a campanha do Glaucoma, teve inicio quando eu foi presidente do Clube na primeira vez, isso há onze anos atrás, e naquela época foi feita na praça Lício Borralho, num sábado pela manhã e 69 pessoas foram atendidas, mas a campanha cresceu e neste sábado, a expectativa é atender cerca de 400 pessoas.

Abedão disse que o atendimento é gratuito, os pacientes vão até a sede do Centro Oftalmológico Ponta Porã e passam pelo atendimento dos médicos. Dependendo do caso, os médicos já entregam o colírio para baixar a pressão dos olhos, e se for um caso mais sério, os médicos encaminham o paciente para os especialistas.

Segundo o presidente Abedão Xavier, os pacientes não pagam nada por esse atendimento, que é uma parceria entre o Rotary Clube Fronteira e o Centro Oftalmológico Ponta Porã, porque eles se preocupam com a saúde dos olhos da fronteira. Lembrou ainda que se o paciente mantem os exames feitos regularmente, lá na frente poderão evitar problemas mais sérios.

Saiba quais são os sintomas dessa doença:

O Glaucoma é uma doença que pode causar cegueira irreversível se não for detectada a tempo, isso devido ao aumento da pressão ocular.

Se a pressão ocular não for controlada, ela afeta o nervo optico e leva a perda do campo visual e cegueira.

Sinais: Na maioria das vezes não apresenta sintomas, leva a cegueira lentamente, quando o paciente percebe a baixa visão, a doença já esta na fase final.

O tratamento para o controle da doença é feito com colírios que baixa a pressão dos olhos.

O presidente do Clube passou informação importante para os moradores da região do Kamel Saad, avisando que vai ter um ônibus da prefeitura que vai pegar os paciente nas proximidades do parque, as 7h30min, trazendo até o local onde serão realizados os exames e as 9h30 leva de volta, lembrando que o ônibus vai passar pelo bairro Gui Vilela também.

Em Sanga Puitã, o trabalho para trazer os interessados para fazer o exame, está a cargo do vereador Edinho Quintana.

Finalizando a entrevista, o presidente Abedão Xavier, informou que faz parte do Rotary há 30 anos e pela terceira vez preside o Rotary Clube Fronteira. “Você presidir um clube que tem lideres não é facil, mas o clube conta hoje em seus quadros com 31 sócios, mais dois sócios honorários, inclusive um deles é o Dr James Leitun pela brilhante parceria que ele faz com o clube, e nada mais justo que premia-lo com esse titulo de sócio honorário”, disse Abedão.

Fonte: pontaporainforma