Em Ponta Porã, Prefeitura mantém atividades nas academias ao ar livre

A Prefeitura de Ponta Porã mantém programas de atendimento preventivo nas academias ao ar livre espalhadas na cidade e ainda com a Academia da Saúde, localizada no bairro da Granja. São diversas atividades desenvolvidas e oferecidas à população: aulas de judô, muai tai, Tai Chi Chuan e outras alternativas na promoção da saúde no município. Todas as atividades nos horários estão acompanhados de acadêmicos estagiários de Educação Física.

Essa atenção também é direcionada ao CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), onde a equipe da Academia da Saúde mantém atividades de saúde. A Academia da Saúde visa a promoção de atividades preventivas a diversas doenças, tais como pressão arterial, melhoria na qualidade do sono, redução da ansiedade e nervosismo, dentre outras. Sempre visando a melhoria da saúde física e mental dos participantes.

Benefícios e como usar aparelhos – As academias ao ar livre são ótimas opções para quem quer começar a fazer atividade física, principalmente na terceira idade.

Com a vantagem de ter um ambiente agradável, essas academias têm aparelhos que ajudam a trabalhar a força muscular e a ativar as articulações, como explicaram o médico do esporte Gustavo Magliocca e a fisioterapeuta Laura Proença no Bem Estar desta quinta-feira (30). No entanto, é importante sempre ter a orientação de um profissional e um acompanhamento na hora de se exercitar.

O preparo físico e o fortalecimento são importantes também como prevenção de dores, principalmente na região dos ombros, como lembrou a fisioterapeuta Laura Proença.

Quem sofre de bursite ou tendinite, por exemplo, pode usar a atividade física como maneira de tratar e evitar a inflamação – porém, na hora da crise, o exercício não é recomendado. A especialista explicou que há um conjunto de articulações que envolve o ombro, chamado de cintura escapular, que precisa funcionar em sincronia para que não ocorram dores ou lesões.

Nas academias ao ar livre, existem aparelhos que ajudam a trabalhar essa cintura escapular e a fortalecer os músculos, como as barras, por exemplo. Já os aparelhos que simulam o transport, por exemplo, ajudam na queima calórica e na ativação das articulações. Para quem quer perder peso, é sempre importante associar à atividade física uma dieta equilibrada e planejada, alertam especialistas

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO –

Academia ao Ar livre
locais:

Ipê II
junto do ginásio de esportes

Horário: das 06:30 as 08:30 horas

16:30 as 19:30 horas

Vila Áurea
centro de esportes e lazer

Das 06:30 as 08:30 horas

Das 16:30 as 19:30 horas

Coophafronteira
praça central

Das 06:30 as 08:30 horas

Das 16:30 as 19:30 horas

Andreazza
Ao lado da Associação de moradores

Das 06:30 as 08:30 horas

Das 16:30 as 19:30 horas

Gui Vilela
No Centro de Esportes e Lazer

Das 16:30 as 19:30 horas

Santa Isabel
Frente da Padaria Pão de Mel

Das 06:30 as 08:30 horas

Marambaia
Junto do ginásio de esportes

Das 06:30 as 08:30 horas

Horto florestal
Das 16:30 horas até as 19;30 horas

Projeto Skate
Parque dos Ervais

Das 15:00 até às 20:00 horas

Todas as atividades nos horários estão acompanhados de acadêmicos estagiários de Educação Física.

pontaporainforma