Em Ponta Porã, Prefeitura ativa 100% das salas de vacinação

?

Curso de capacitação visa ampliar atendimento e melhorar qualidade do serviço nos postos de saúde

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, desenvolve durante toda esta semana curso de capacitação voltado à formação de vacinadores na rede de saúde pública do município. Nesta segunda-feira, 22, teve início curso de sala de vacinação direcionado a técnicos de enfermagem para atuação em imunização nas unidades de saúde. O curso está sendo desenvolvido no auditório do Centro Regional de Especialidades “João Kayatt”. Ponta Porã possui 20 unidades de saúde, dos quais 14 na área urbana e 6 na zona rural.

O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi salientou na abertura que a administração do prefeito Hélio Peluffo tem direcionado ações contínuas e diretas objetivando melhorar a qualidade do atendimento na saúde pública de Ponta Porã. Ele lembrou que a prefeitura estará ativando todas as salas de vacinação nas unidades de saúde, melhorando significativamente o atendimento à população. O curso tem como palestrante a enfermeira Marlei Ogawa e passará informações importantes sobre as metodologias de aplicação de vacinas.

A administração do prefeito Hélio Peluffo tem garantido importantes investimentos na área de saúde e demais setores do serviço público municipal. “Continuamos realizando de forma inédita no município o atendimento de Oncologia aqui na cidade, evitando cansativas viagens, minimizando desgaste físico e emocional para pacientes e familiares. Já doamos mais de mil pares de óculos e iniciamos o programa Catarata Zero, realizando cirurgias e cuidando de todo o processo pré e pós operatório dos nosso pacientes. A meta é zerar a fila”, tem reiterado o prefeito Hélio.

A Prefeitura concluiu a unidade de saúde da Vila Renô e reformou sete postos de saúde: CUT/Canãa no distrito de Nova Itamarati, no Dorcelina Folador, assentamento Nova Era, região da AMFFI/Itamarati, Jardim Alegrete, bairro Ignês Andreazza e no distrito de Sanga Puitã. Foi reformado totalmente o Centro e Controle de Zoonoses (CCZ) que estava abandonado. Foi adquirida uma unidade móvel de castração de cães e gatos sendo ativado o CAPS que cuida da saúde mental.

Foi implantada a Central de Regulação que marca exames e consultas especializadas, eliminando as filas que se formavam todas as madrugadas no CRE João Kayatt. Agora, o cidadão é avisado em casa do dia e da hora do atendimento.

“Reforçamos a mobilidade da saúde com a aquisição de uma camionete S-10, uma Spin, dois Mobis, uma Ducatto e cinco motos 250 cc. São 7 novas ambulâncias: 4 básicas tipo A, 2 Hilux adaptadas e uma semi UTI que está chegando por esses dias. Avançamos na realização de exames com a contratação de laboratórios terceirizados na sede e na Itamarati. Aumentamos a qualidade, a quantidade em mais de 70% e reduzimos o tempo de atendimento e espera de resultados. Voltamos a atender em casa os pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção. Implantamos o programa Emad (Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar), levando assistência e conforto a centenas de famílias”, destaca o prefeito Hélio.

Ele cita ainda que o programa “Saúde mais Perto de Você” fez mais de 10 mil atendimentos nas ações realizadas nos distritos de Itamarati e Sanga Puitã , no Grande Marambaia, no Kamel Saad e no Ipê.

Os atendimentos prosseguem esse ano com o reforço de duas carretas equipadas que estão em montagem: uma para atendimento médico e outra odontológico. Assim vamos intensificar a assistência onde ela é mais necessária. “A saúde irá até as pessoas”, enfatiza o prefeito Hélio.

O curso de capacitação de salas de vacina acontece até sexta-feira, 26, e imediatamente haverá reforço nas equipes de imunização em todas as unidades de saúde.