Em Ponta Porã, Prefeitura amplia projeto ´Cultura da Paz´

Capacitação visa ampliar a rede de atuação com participação de diversas secretarias municipais

A prefeitura de Ponta Porã está ampliando o projeto ´Cultura da Paz´ e nesta terça-feira, 23, realiza projeto ´Círculo da Paz´ , um desdobramento do projeto em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino tendo como principal objetivo promover o diálogo com crianças e adolescentes sobre temas como o bullyng, cyberbullyng, a depressão na adolescência, transtornos na conduta, uso de álcool e drogas, automutilação e o suicídio. Uma equipe convidada da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande participa como convidada especial.

A primeira-dama do município, Vânia Peluffo, destacou o empenho e dedicação de todos os profissionais envolvidos no projeto, enfatizando a parceria positiva entre as secretarias de Educação e Assistência Social em um primeiro momento, rede esta que será ampliada. A vereadora Annie Espíndola destacou a importância e relevância da Cultura da Paz desenvolver nas escolas o espírito humanitário entre os alunos. “Nós, enquanto professores, temos essa missão”, enfatizou.

No final do ano passado, o prefeito Hélio Peluffo efetuou a entrega da praça para solidificar a harmonia, a paz, esperança, o Memorial À Bíblia, a “Praça da Paz”. O prefeito Hélio Peluffo destacou como um marco a inauguração da Praça da Paz, lembrando que a idéia surgiu há pelo menos seis anos atrás e foi ganhando corpo após reuniões com o Conselho Municipal de Pastores.

Ele disse que sente muita gratidão pela oportunidade de celebrar a inauguração, lembrando que o local escolhido para edificar a praça tem um objetivo claro, que é mudar a imagem do marco grande, que durante muitos anos foi conhecido pela violência.

“Esta parte da linha internacional era usada para a violência, tendo sido muitas vezes noticiada pela imprensa nacional, estadual e local. E hoje, a praça da Paz muda essa imagem. Homens de bem caminham com homens de bem e hoje, é um marco para nós a inauguração deste espaço”, enfatizou.

A Superintendente de Educação, Gestão e Normas da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, professora Alelis Gomes enfatizou a importância do desenvolvimento das ações como forma de prevenção a questões relacionadas a saúde dos jovens, pretendendo levar aos alunos a autorreflexão sobre os seus conflitos, e também valorizar o diálogo e autoestima.

A capacitação do projeto ´Círculo da Paz´ contou com a presença de equipe da SEMED de Campo Grande composta por psicólogos e educadores. O projeto ´Cultura da Paz´ foi iniciado a pouco mais de um ano em Ponta Porã, e conforme a primeira-dama Vânia Peluffo, tem apresentado frutos positivos. “Não temos nenhuma dúvida que a proporção que alcançou foi além de nossas expectativas, graças à dedicação de cada um de vocês”, destacou Vânia.

“Soltamos a semente e ela germinou porque caiu em terra fértil, diante disso entendemos que é preciso ir além e foi nesse intuito que buscamos esta capacitação, tratando-se de um trabalho de excelência desenvolvido pela secretaria municipal de Educação de Campo Grande”. A primeira-dama Vânia Peluffo agradeceu o apoio e parceria, possibilitando ampliar o projeto tendo como pilares além de outros, respeitar a vida e rejeitar a violência.

“São ferramentas seguras para incrementarmos o trabalho, a valorização da vida e violência em nossas escolas. Essa é uma preocupação de todos nós, então temos que aproveitar”, destacou.

Além da primeira-dama Vânia Peluffo, participaram da abertura do curso de capacitação as secretárias Leny Klais (Educação) e Vera Oliveira (Assistência Social), a coordenadora do projeto Sueli Buriasco, vereadores Annie Espíndola, Agnaldo Miudinho, Aleixo Alves, Paulo Roberto da Silva, Laércio Martins, Rony Lino e Bete Almeida.

AD