Em pior resultado em 28 anos, brasileiras caem nas quartas para a China

A seleção feminina de vôlei perdeu de forma surpreendente para a China, nesta terça (16), e está eliminada dos Jogos Olímpicos do Rio.

Atuais bicampeãs, as brasileiras estavam invictas e sem perder um set sequer até o confronto com as chinesas, que haviam vencido apenas dois jogos em cinco na primeira fase do torneio.
As brasileiras caíram por 3 sets a 2 (parciais de 25/15, 23/25, 22/25, 25/22 e 15/13), no Maracanãzinho lotado, nas quartas de final.

O resultado é o pior da equipe feminina do Brasil desde Seul-1988, quando ficou em sexto. No Rio, 28 anos depois, a equipe de José Roberto Guimarães vai terminar a competição em quinto.

Nas últimas seis olimpíadas, a seleção feminina Brasil chegou ao menos às semifinais dos Jogos Olímpicos.

Agora, entre as quatro melhores equipes da Olimpíada no Rio, a chinesa é a única a já ter conquistado um ouro.

A China vai enfrentar as holandesas em uma das semifinais. Na outra, os EUA (que venceram as japonesas) encaram a Sérvia (que ganhou da Rússia).

A Holanda passou pela Coreia do Sul por 3 a 1.

É a primeira vez que a seleção holandesa fica entre as quatro melhores em uma Olimpíada ou um Mundial. No Grand Prix deste ano, no entanto, terminaram na terceira colocação, após perder a semifinal por 3 a 0 para o Brasil. A holandesa Lonneke Sloetjes foi eleita a melhor oposta da competição.

A China foi quarta colocada no Grupo B, com apenas duas vitórias em cinco partidas. Uma surpresa, pois a equipe chegou ao Rio como uma das favoritas à medalha ao lado de Brasil e EUA.

Bicampeã olímpica (1984 e 2004), a equipe comandada por Lang Ping é a atual campeã da Copa do Mundo (2015) e foi prata no Campeonato Mundial (2014). No Rio, porém, a equipe asiática ainda não tinha jogado bem.

www.correiodoestado.com.br