Em operação, Decon apreende carne clandestina em Bela Vista

Foi apreendida mais de uma tonelada e meia de carne imprópria para o consumo

 

A Delegacia Especializada do Consumidor (DECON), em parceria com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal – MS (IAGRO-MS), apreenderam nesta semana no comércio de carne de Bela Vista, uma tonelada e meia de carne clandestina, isto é, sem origem comprovada. Ao todo, a carne apreendida era entre carnes bovinas, linguiças bovinas e carne suínas.

A apreensão contou com o apoio da Polícia Civil e com equipes da Vigilância Sanitária de Bela Vista. Foram efetuadas a fiscalização em todos os comércios da cidade onde vendiam a carne, tanto a carne bovina como a suína.

Foram apreendidas no Açougue Tarumã; Arco Iris; Limeira; Mega Bom, em alguns estabelecimentos a fiscalização encontrou fechada, demonstrando irregularidades e outros estavam funcionando adequadamente, entre eles o Bom Gosto e São Miguel.

As carnes geralmente eram transportadas em veículos impróprios, sem refrigeração, ou mesmo por serem carnes de animais abatidos ilegalmente. Entre as carnes apreendidas tinha parte dela de cor azulada numa demonstração de que estava já deteriorando.

Os fiscais agropecuários ressaltam que a ingestão de tais produtos de origem clandestina ou que transportados de maneira irregular, podem ocasionar doenças aos seres humanos, com sintomas iniciais como diarreia e vômitos, podendo, em alguns casos, causar o óbito. A IAGRO definiu como destruição da mercadoria apreendida com a colocação de um produto, onde definitivamente deixa a carne imprópria para o consumo e posteriormente foi enterrada.

Os responsáveis responderão a processo administrativo junto a IAGRO, com multas. Responderão ainda a Inquérito Policial por crime contra as relações de consumo, cuja pena varia de dois a cinco anos de detenção.

 

Carne Apreendida - Bela Vista MSCarne Apreendida - Bela Vista MS Carne Apreendida - Bela Vista MSCarne Apreendida em Bela Vista MSCarne Apreendida em Bela Vista MS