Em Nioaque Jovem é preso cultivando maconha no quintal de casa e diz que a erva é para seu uso medicinal

JOSÉ PEREIRA

Na tarde desta quinta-feira (31), jovem de 18 anos é preso com pé de maconha cultivado no terreno de sua residência, no Centro de Nioaque, município distante 180 quilômetros de Campo Grande.

Segundo a Policia Civil, o caso foi denunciado por um homem que havia sido detido pela PM, na mesma data e, também, por estar cultivando alguns pés da planta (maconha), o qual resolveu informar quem lhe havia “dedado”.

Jovem alega estar cultivando a planta para colocar na garrafa de álcool, com fins medicinais. Diante os fatos ele recebeu voz de prisão e a droga foi apreendida.

Planta medicinal

O Senado Federal sinalizou no início deste ano que pretendia discutir a possibilidade de protocolar um projeto de lei que regulamente o uso recreativo, medicinal e industrial da maconha no Brasil.

No mês de maio, a Agência Nacional de vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu a Cannabis sativa na Lista Completa das Denominações Comuns Brasileiras (DCB) sob a categoria de “planta medicinal”. Trata-se de uma lista que define os nomes oficiais de fármacos, princípios ativos, plantas medicinais e outras substâncias de interesse médico no país.

A medida não modifica as regras relativas à maconha no país e não libera seu uso como planta medicinal em qualquer circunstância. Apenas formaliza a Cannabis como um componente possível em futuros pedidos de registro de medicamentos ou outras regulamentações que podem ser discutidas sobre seu uso como planta medicinal.