Em Nioaque Grupo Onça Pintada atende mais de 240 mulheres

Assessoria

 

Mais de 240 mulheres do município de Nioaque participaram durante toda esta sexta-feira (07/02) da ação de prevenção e combate ao câncer de mama realizada gratuitamente pelo Grupo Onça Pintada.

O atendimento foi viabilizado pelo deputado Paulo Corrêa em parceria com o vereador do município, Jancer Vaz de Moura (PSD), com o prefeito Gerson Garcia, com as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação do município e com o Exército, que cedeu as barracas utilizadas durante a ação. Paulo Corrêa participou da abertura da ação e falou às mulheres sobre o trabalho realizado pela instituição e da alegria que sente em poder contribuir.

O Grupo Onça Pintada é uma entidade sem fins lucrativos que visita os municípios de Mato Grosso do Sul levando atendimento médico gratuito voltado à prevenção do câncer de mama, doença que mais mata mulheres no mundo. Caso a paciente apresente nódulos ou qualquer outro problema nas mamas, a entidade oferece todos os exames e, em casos mais graves, encaminha para cirurgias e reconstituição mamária.

Para atender as mulheres de Nioaque a unidade móvel do Grupo Onça Pintada foi estacionada no pátio da Biblioteca do SESI, ao lado da Rodoviária, onde permaneceu durante todo o dia. No local as mulheres participaram de palestras sobre a necessidade de fazer o autoexame e passaram por consulta com uma médica que realizou exame de rastreamento das mamas e ultrassom. Das 243 mulheres atendidas em Nioaque, 47 realizaram ultrassom e 20 deverão fazer mamografia.

“Esse trabalho do Grupo Onça Pintada é muito importante para Nioaque. O nosso município é pobre, carente e nós temos dificuldade para levar as mulheres para fazer exames. Sabemos que pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ainda é demorado para fazer os exames. Então, esse trabalho é muito importante e nós ficamos felizes. O deputado Paulo Corrêa é um homem muito trabalhador e que tem se dedicado a esse trabalho com o Onça Pintada. Ele atendeu a nossa solicitação e trouxe esse atendimento aqui para o nosso município”, explicou o prefeito de Nioaque, Gerson Garcia.

O vereador Jancer, um dos responsáveis pela organização da ação no município também agradeceu ao deputado Paulo Corrêa pela iniciativa e falou dos benefícios para a cidade. “É um trabalho importante para falar da gravidade do câncer de mama e da necessidade das mulheres fazerem esse exame e, ligado a isso, as nossas dificuldades, porque Nioaque não tem condições de oferecer esse serviço. Mas, graças a essa parceria com o Grupo Onça Pintada, com o deputado Paulo Corrêa e com o prefeito, por meio da Secretaria de Saúde, podemos oferecer esse atendimento e dar continuidade a ele, finalizando, se necessário, com o tratamento de qualidade que é o que as mulheres merecem. Só temos a agradecer e desejar que esse trabalho renda cada vez mais frutos e que nós tenhamos muito sucesso nessa parceria. Essa postura do deputado Paulo Corrêa é exemplar e todo homem público deveria seguir esse exemplo. A saúde é uma área que precisa muito de atitudes como esse e saúde é o que o povo brasileiro mais precisa”, declarou o vereador.