Em MS, mãe recorre à Justiça para filho fazer cirurgia de R$ 10,5 mil

Eliane Aparecida Lopes Dauzacker entrou com uma ação na Justiça para conseguir uma cirurgia para o filho Gabriel Dauzacker, de 6 anos. A criança nasceu com uma má formação no pé e atrofia no tendão. O procedimento custa em média R$ 10,5 mil.

O pedido de liminar para que a prefeitura de Campo Grande se responsabilize pelo procedimento está sendo analisado. O secretário municipal de Saúde, Jamal Salém, informou que família não providenciou exames. Segundo o secretário, também faltaram vagas para cirurgia eletiva.

Por causa da má formação no pé e da atrofia no tendão, o menino consegue colocar apenas a ponta do pé direito no chão, o que o faz cansar com facilidade. A criança passa a maior parte do dia no sofá e já deixou de ir à escola por não conseguir andar até o ponto de ônibus.

Quando tinha 2 anos de idade, Gabriel passou por uma cirurgia para alongar o tendão. No começo de 2014, ele deveria fazer outra cirurgia, desta vez reparadora. Mas depois de um ano e meio, o procedimento não foi agendado. A cirurgia foi solicitada no Centro de Especialidades Médicas (CEM) da prefeitura de Campo Grande.

“Desde 2014 que eu vou no administrativo do CEM e eles pedem para aguardar porque falam que não tem médico contratado para fazer a cirurgia do Gabriel”, afirma Eliane.

Em junho, a família decidiu procurar auxílio jurídico na Defensoria Pública do estado. O defensor público Hiram Nascimento de Santana afirmou que fez um pedido à prefeitura para agilizar o agendamento da cirurgia, mas o município respondeu apenas com o agendamento de uma consulta e o procedimento não foi marcado.

Salem disse que faltaram vagas para cirurgia eletiva. Mas, de acordo com ele, a prefeitura está fazendo parceria para ampliar as vagas. O secretário garantiu que a cirurgia de Gabriel será feita, mas não estabeleceu um prazo.

Fonte: G1