Em Guia Lopes da Laguna, Prefeitura entrega máscaras de proteção individual à população carente

Foto: Alex Diniz

Quem mora em Guia Lopes da Laguna e está em situação de vulnerabilidade social tem o apoio da Prefeitura para se proteger do Coronavírus. Até o momento, a Administração Municipal em parceria com a Secretaria de Assistência Social, já produziu e distribuiu 5 mil máscaras descartáveis, feitas com tecido lavável e reutilizável que foram e serão entregues à população.

As peças, são distribuídas no CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) do município, são confeccionadas por servidores da Secretaria e voluntários participantes do curso de corte e costura promovido pelo Sindicato Rural.

Segundo a técnica de gestão de proteção básica Paula Adriana Camargo, os voluntários do curso, teve a oportunidade de colocar em prática seu aprendizado confeccionando as máscaras, com a finalidade de doar aos grupos de riscos, (idosos, diabéticos, hipertensos, renais crônicos, gestantes, dentre outros) assistidos pelo CRAS, CREAS, SCFV, e que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Ainda de acordo com Paula Camargo, também foram beneficiada a instituição de serviços de longa permanência Asilo São Francisco de Assis, casa de acolhimento para crianças e adolescentes Professora Leonor Barbosa Flores e a APAE da cidade.

O Secretário de Assistente Social Clarindo Pires, ressaltou que além da distribuição das máscaras de proteção, a Secretaria, está realizando diversas ações no enfrentamento ao Covid-19 como a triagem para a entrega de cestas básicas emergenciais.

E ainda lembra que com o aumento do caso de violência doméstica em tempos de pandemia a Secretaria de Assistência Social em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Guia Lopes da Laguna e o Programa de proteção à mulher da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul “Mulher Segura” – PROMUSE realizará uma Blitz educativa como ferramenta de enfrentamento às situações de violência e violação de direitos, visando fortalecer a temática em caráter socioeducativo na conscientização da nossa comunidade. A ação ocorrerá na “Ponte Velha” no dia 26 de junho, sexta-feira, no período matutino.

Será realizada abordagem com orientações aos lagunense da importância de denunciar casos de violência doméstica.

Clarindo ainda frisou que a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e seus colaboradores encontram-se na linha de frente no enfrentamento à pandemia, para que o mais breve possível, quando tudo isso passar possamos nos abraçar bem forte.

Por – Alex Diniz