Em Guia Lopes da Laguna há somente seis casos positivo de covid-19, e Barreira Sanitária encera suas atividades na entrada do município.

Na tarde desta terça-feira 30, o Prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini, divulgou o boletim epidemiológico da covid-19 do município, através de uma live no facebook. 

Segundo dados da Secretaria de Saúde, o município têm 242 casos recuperados de coronavírus, 6 positivos em monitoramento, 250 casos positivo,  8 aguardando resultado de exames do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), foram 753 casos notificados, 495 negativos, e dois óbitos registrados.

Durante a live Jair Scapini, ressaltou que o remédio ainda é usar mascaras, e pede a todos os lagunense, que evitem aglomerações, e mantenha o distanciamento, para que não haja uma nova disseminação do vírus da covid-19, finaliza Jair.   

Na sequencia o Comandante do Corpo de Bombeiros de Jardim Major André, lembrou que a barreira sanitária estará encerando suas atividades de prevenção na tarde de terça-feira 30.

Major André, ainda divulgou dados da barreira do ultimo dia 14 junho, que foram as seguintes em 30 dias de atuação, a barreira sanitária montada em um ponto estratégico de acesso a Guia Lopes da Laguna, já atendeu 17. 392 pessoas, e foram abordados 9. 597 veículos.

Destas somente uma pessoa atestou como caso suspeito de covid-19, foi encaminhado para o hospital do município.  

A barreira, que faze parte das ações de combate ao contágio pelo coronavírus, auxiliou no controle de acesso ao município. Montada no dia 16 de maio, ela foi instituída pelo prefeito Jair Scapini, juntamente com as equipes de saúde do estado. 

As equipes que fizeram as avaliações foram formadas por profissionais das secretarias municipais de Saúde, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, e Policia Militar.

Durante a ação, os profissionais fazem o trabalho de triagem, com a verificação de sintomas como febre e dificuldade de respiração, entre outros. A medida contribui para o cumprimento do isolamento social, evitando o fluxo de pessoas sem necessidades emergenciais no município, e tem se mostrado eficaz na identificação de casos suspeitos e condução adequada de cada paciente.

Por – Alex Diniz