Em Bela Vista, moradores reclamam de valetas sujas e esgoto a céu aberto

Moradores do bairro Antônio João, em Bela Vista, reclamam da falta de manutenção das ruas e cobram obras de saneamento no bairro.

Morando no bairro há quase 15 anos, Dona Ricarda reclama das condições das vias que até hoje não contam com pavimentação asfáltica, favorecendo o esgoto a céu aberto e a proliferação de insetos e até mesmo cobras. Apesar de todos os cuidados na prevenção contra o mosquito da Dengue, essa situação tem prejudicado a saúde das famílias que moram no lugar.

“As valetas estão sujas e entupidas. Já pedimos centenas de vezes para a secretaria de obras fazer a limpeza e amenizar nosso problema, mas infelizmente ninguém fez nada”, comentou Ricarda.

Doenças causadas pela falta de tratamento de esgoto

– Tratamento de esgoto e saúde pública
Tratamento de esgoto é mais do que um item fundamental na proteção do meio ambiente, uma questão de saúde pública. Esse problema não se resume a situações em que dejetos são depositados em céu aberto. A falta de limpeza das estações de tratamento, negligência na manutenção de fossas e contaminação de córregos com dejetos são alguns exemplos de perigos com esgoto que infelizmente podem ser encontrados com frequência.

Os locais que apresentam alguma dessas situações podem ser facilmente foco de doenças, e devem ser alvo de melhoria dos responsáveis, para que a população não seja afetada. Algumas das principais doenças causadas pela falta de tratamento de esgoto são:

Hepatite A
Transmitida pelo consumo de alimentos ou água contaminados ou pelo contato com pessoas infectadas. Os sintomas da Hepatite A incluem fadiga, náusea, dores abdominais, falta de apetite e febre baixa.

Giardíase
Transmitido pela ingestão de protozoários pelos cistos presentes nas fezes dos infectados. Parasitas se prendem à parede do intestino delgado causando diarreia e desconfortos abdominais.

Amebíase
Também transmitida principalmente pela ingestão de alimentos contaminados, os sintomas dessa doença são fadiga, cólicas abdominais, fezes pastosas com muco e sangue ocasional, gases em excesso, dor retal durante evacuação (tenesmo), perda de peso.

Febre Tifóide
Os sintomas dessa doença são febre alta, vômito, dor de barriga, prisão de ventre, diarreia, dor de cabeça, perda de apetite, perda de peso ou pintinhas vermelhas na pele.

Cólera
Doença bacteriana que causa diarreia e desidratação intensas, geralmente disseminada no inverno.

Ascaridíase ou Lombriga
Devido ao espalhamento das larvas, os sintomas dessa doença podem ser febre, dor de barriga, diarreia, náuseas, bronquite, pneumonia, convulsões e esgotamento físico e mental.

Leptospirose
Transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados com a urina do rato. A doença pode apresentar-se como um simples estado gripal, complicações hepáticas e renais graves, vômitos, dores de cabeça e muscular. (D&D Ambiental).

bvnewsms