Em atendimento recorde, Grupo Onça Pintada realiza exames em 380 mulheres de Bela Vista e Bella Vista de Norte

Assessoria

 

 
O Grupo Onça Pintada realizou no último final de semana mais uma ação de prevenção de câncer de mama na região de fronteira, onde atendeu 380 mulheres, que realizaram exames preventivos. Desta vez os atendimentos aconteceram no distrito de Bella Vista do Norte, no Paraguai e no município de Bela Vista, em Mato Grosso do Sul. A ação foi realizada por meio de parceria entre o Grupo Onça Pintada, o deputado Paulo Corrêa, o governador do Estado de Amambay, Pedro Gonzalez e o prefeito de Bela Vista, Dr. Renato Rosa.

O Grupo Onça Pintada é uma Organização Não Governamental (ONG), criada há 13 anos, que desenvolve projetos voltados para prevenção e combate do câncer de mama. A entidade recebe o apoio do deputado Paulo Corrêa e visita os municípios de MS atendendo as mulheres gratuitamente.

“O câncer de mama é a principal causa de mortes de mulheres no mundo. Por isso há 13 anos realizamos este trabalho, levando atendimento para as mulheres do nosso Estado e da fronteira. Todo o serviço é gratuito. Em Bela Vista e Bella Vista do Norte as ações só foram possível graças à parceria com o governador Pedro Gonzalez e com o prefeito Renato Rosa, que também é médico e sabe da importância desse trabalho. É a primeira vez que se faz este tipo de integração voltada para a saúde e estamos contando também com a ajuda de médicos paraguaios. As mulheres atendidas em Bella Vista do Norte pelo Grupo Onça Pintada e que foram encaminhadas para realizar outros exames, serão atendidas em um hospital do Paraguai”, explicou Paulo Corrêa.

Em Bella Vista do Norte o atendimento aconteceu em frente ao Terminal de ônibus e foram atendidas 80 mulheres. Já no município de Bela Vista a ação foi realizada próximo à Secretaria de Saúde e foram atendidas 300 mulheres. Nas duas localidades o Grupo Onça Pintada levou sua unidade móvel equipada com macas e aparelho de ultrassom, além de uma equipe de profissionais da área da saúde e voluntários. A mobilização das mulheres foi feita com ajuda de lideranças locais e secretarias de saúde.

Paulo Corrêa participou das duas ações e afirmou que no município de Bela Vista o Grupo Onça Pintada atendeu o maior número de mulheres da história. “Em Bela Vista batemos o recorde de atendimentos. Foram mais de 300 atendimentos em um único dia. Só temos a agradecer ao prefeito Renato, a primeira-dama, Patrícia, e a Secretária de Saúde, Ana. É uma alegria poder atender esse município e tratamos dessas mulheres com muito amor e carinho. Hoje as mulheres já estão mais conscientes da importância da prevenção, mas nós ainda precisamos fazer esse trabalho. Em Bela Vista e Bella Vista do Norte o GOP atendeu as mulheres e já realizou o exame de ultrassonografia mamária. Só serão encaminhadas para Campo Grande as mulheres que necessitam fazer a mamografia. A mamografia nós também oferecemos gratuitamente e contamos com o apoio da prefeitura que se responsabiliza pelo transporte das mulheres e nós oferecemos o exame e a alimentação em uma data que ainda vamos marcar”, explicou Paulo Corrêa.

Já o prefeito Dr. Renato Rosa agradeceu ao deputado Paulo Corrêa e destacou o trabalho do Grupo Onça Pintada. “Bela Vista tem um especialista que atende as mulheres uma vez por mês, mas não nesta dimensão do Grupo Onça Pintada. Só temos a agradecer, em nome de todas as mulheres de Bela Vista, ao deputado por trazer esse projeto”, disse.

A primeira-dama, Patrícia Ocáriz , que acompanhou o atendimento e ajudou na mobilização, fez um alerta às mulheres da cidade. “O câncer de mama atinge mulheres de todas as idades. Pode ser uma mocinha ou numa senhora. Então eu peço para essas mulheres procurarem ajuda porque tem tratamento. O câncer, quando tratado logo no início, tem cura”, garantiu.

Das 380 mulheres atendidas em Bela Vista e Bela Vista do Norte, 104 já realizaram a ultrassonografia mamária, 25 deverão fazer mamografias e 4 já foram encaminhadas para cirurgia. Todos os exames e procedimentos cirúrgicos serão agendados pela equipe do Grupo Onça Pintada, que acompanha as mulheres até o final do tratamento.