Em 15 dias de ação, Fronteira Integrada apreende 23 ton de maconha e 520 kg de cocaína e crack em MS

Em 15 dias de operação ‘Fronteira Integrada’ foram apreendidas 23 toneladas de maconha e 520 quilos de cocaína e crack em Mato Grosso do Sul, segundo balanço parcial divulgado nesta quinta-feira (8). A ação é realizada em conjunto pela Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e Receita Federal do Brasil.

Segundo o balanço, mais de seis mil pessoas e 2,1 mil veículos foram abordados. 340 mil pacotes de cigarros contrabandeados, cinco armas e 907 munições, bem como mais de R$ 200 mil em espécie, cuja origem e finalidade serão investigados, foram apreendidos. 

Durante a ação, foram presas em flagrante 33 pessoas por envolvimento com crimes transnacionais, cumpridos três mandados de prisão e apreendidos 28 veículos.

A ação, que começou no dia 19 de julho deste ano, tem por objetivo imediato o maior controle da região de fronteira em todo o MS, bem como no rio Paraná, na região de Guaíra, interditando carregamentos ilegais de cigarros e outros produtos estrangeiros, drogas, armas, animais silvestres, além de coibir o tráfico internacional de pessoas.

As equipes tiveram reforço de efetivo e viaturas, contando com embarcações, helicópteros, além de suporte de inteligência policial.

As ações são decididas em reuniões de trabalho periódicas, com a participação de coordenadores operacionais de todos os órgãos componentes, tendo por princípio o respeito as suas atribuições constitucionais e legais, explorando plenamente as capacidades de cada força.