Eleitores têm até esta quinta-feira para justificar ausência no 1° turno das eleições

Eleitores têm até esta quinta-feira para justificar ausência no 1° turno das eleições

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano, realizado no dia 7 de outubro, têm até esta quinta-feira (6) para regularizar sua situação eleitoral, como prevê a legislação. O cidadão que não votar em três eleições consecutivas, cada turno correspondendo a uma eleição, e não justificar sua ausência ou quitar a multa devida terá o registro do título eleitoral cancelado.

Quem faltou no primeiro turno deve entregar, pessoalmente, o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou enviar por via postal ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito. O documento pode ser obtido nos portais da Justiça Eleitoral ou no próprio cartório. Também deve levar a documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento no dia do primeiro turno da eleição.

Se utilizar o Sistema Justifica (clique aqui para acessar), o eleitor deverá preencher um formulário online para informar seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar. O cidadão receberá um protocolo para acompanhar o andamento do requerimento, que será encaminhado para exame pelo juiz competente. Se acolhida a justificativa, o eleitor será notificado da decisão.

 

Posts Relacionados

Facebook Comments