Eldorado: Rapaz com doença rara faz pedido de ajuda pelo Facebook

Everson é portador da Doença de Machado-Joseph, também conhecida como ataxia espino cerebelar do tipo 3

 

Everson Siqueira de Moraes, 23 anos, morador de Eldorado/MS, está fazendo uma corrente com seus amigos pelas redes sociais pedindo ajuda para que possa fazer um tratamento médico.

Everson é portador da Doença de Machado-Joseph, também conhecida como ataxia espino cerebelar do tipo 3 (ou SCA 3). A Doença de Machado-Joseph (DMJ) é uma doença crônica que afeta estruturas neurológicas responsáveis principalmente pela coordenação dos movimentos e pelo equilibrio. Tem um início sutil, em algum momento a vida adulta, e progride de forma gradual, afetando principalmente o caminhar, produzindo oscilações e desvios para os lados e, com o passar do tempo, até mesmo quedas (ele está nessa fase). Ela limita o doente que, com o passar do tempo, será totalmente dependente de qualquer outra pessoa. A DMJ é uma  doença genética. Ela é herdada de modo autossômico dominante, o que quer dizer que todo(a) doente a herdou de um de seus genitores; e que os(as) filhos(as) de um doente poderão também apresentar a condição.

O Everson herdou de sua mãe, que por  sua vez, herdou de seu pai (ambos já falecidos por causa da doença). A doença pode atrofiar cerebelo, tronco cerebral, medula, nervos periféricos e núcleo da base cerebral. Há uns dias descobrimos que fora do Brasil, na China, existe um tratamento com células-tronco que visa melhorar a funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes com essa Ataxia, muitos voltando a fazer coisas que com o avanço da doença não conseguiam mais. Mas esse tratamento tem um custo alto, são atualmente US$ 26.300,00 (dólares), em torno de R$ 70.000,00  (setenta mil reais).

Esse tratamento é transferido para a Tailândia por ser mais fácil  o acesso. Site do Hospital (http://beikebiotech.com/)

Everson já está em sua campanha pelo Facebook com mais de 700 compartilhamentos caso alguém queira ajudar a pagina da rede social de Everson tem os dados e você pode falar com ele. 

 https://www.facebook.com/Eversonshurato